Pai de uma das mulheres mortas em ação policial no Curuzu critica PM e lamenta: ‘Não vai trazer a vida da minha filha’

Enviado por / FonteDo G1

Viviana Soares, de 40 anos, era manicure e deixa um filho de 10 anos. Outra vítima foi identificada como Maria Célia de Santana, de 73 anos; casos ocorreu na noite de sexta, em Salvador.

“As corporações estão cheias de despreparados, atirando de tudo quanto é jeito. E agora? Como fica essa vida que se foi? Duas vidas que se foram”. O desabafo emocionado é de Jair Pedreiro, pai de Viviane Soares, de 40 anos, uma das duas mulheres mortas na noite de sexta-feira (4), no Curuzu, bairro da Liberdade, em Salvador, durante ação policial. A outra vítima foi identificada como Maria Célia de Santana, de 73 anos.

Jair questionou a atuação dos policiais militares, durante perseguição a suspeito, e afirmou que registrará queixa na corregedoria da corporação.

“Vou na corregedoria para ver como vai ficar. Não vai trazer a vida da minha filha, não. Minha filha não me deu desgosto. Minha filha corria atrás: trabalhava, fazia unha, fazia faxina. E agora, como é que fica essa situação?”, falou.

Motoboy Jorge Pereira criticou ação (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Testemunhas contaram que policiais militares perseguiam um homem em um carro branco, na Rua dos Pinhais, na localidade do Curuzu. Ao tentar fugir, o suspeito bateu com o carro em um caminhão que estava estacionado e saindo correndo a pé. Foi neste momento que, segundo os moradores, os policiais começaram a atirar e atingiram as duas mulheres, que estavam no local.

“Eles acabaram atingindo as duas, pela falta de preparo deles. Porque não havia nenhum motivo, porque era apenas um bandido, segundo eles. E eles dispararam sem ter para quê. A gente está bastante incomodado, porque o tempo todo os bairros periféricos sofrem esse tipo de abuso policial. Sempre fica impune”, falou um morador que não quis se identificar.

O motoboy Jorge Pereira, que também testemunhou a ação, também criticou a abordagem dos policiais.

“Só tinha uma pessoa dentro do carro. Eles não chegaram para abordar o carro, já chegaram atirando. Mataram duas mães de família, e agora deixa essa tristeza na rua”, disse.

Jeferson Conceição, namorado de Viviane — Foto: Reprodução/TV Bahia

O namorado de Viviane, Jeferson Conceição, relata que está difícil de acreditar no que aconteceu.

“Hoje comprei o presente para ela de Dia dos Namorados. Não estou acreditando ainda. Está passando muita coisa na minha cabeça. Acho que só vou acreditar quando eu ver”, disse.

Em nota, a Polícia Civil informou que a 3ª DH/BTS investiga as mortes de Viviana e Maria Célia. A corporação disse que, conforme informações iniciais, o fato ocorreu durante o confronto entre um criminoso e policiais militares, que atendiam uma ocorrência sobre um carro roubado. O veículo roubado foi periciado, capsulas foram coletadas no local e outras perícias foram solicitadas. Guias de remoção também foram expedidas.

A produção entrou em contato com a Polícia Militar, para buscar um posicionamento sobre os relatos dos moradores, mas até a última atualização desta reportagem, não foi respondida.

Mortes no Curuzu

Viviane e Maria Célia estavam na porta de casa, quando foram baleadas. Elas foram levadas para o Hospital Ernesto Simões, mas não resistiram aos ferimentos. Viviane deixa um filho de 10 anos.

Na noite de sexta, a Polícia Militar confirmou um pedido de apoio de guarnições e viaturas da 37ª Companhia Independente foram até a Rua Conteda, no Curuzu, mas não deu outros detalhes.

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Regina Casé, a Globo e a suposta denúncia da violência policial

A mãe de DG foi ao Esquenta, mas não...

Parlamento branco comprova que ‘mentira cívica’ não foi desfeita

Em 2013, somente 55 (10,7%) dos 513 deputados federais...

A favela, a polícia e a violência que se inverte

A cultura de corrupção que envolve hoje parte da...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...
-+=