Pai é processado por incentivar turismo sexual de filho de 13 anos

O homem pode pegar até 20 anos de cadeia na Austrália

Durante uma viagem de férias na Tailândia, um pai australiano de 45 anos permitiu que o filho visitasse uma prostituta no Thai Resort Island, em Ko Samui. Se a intenção era ajudar a iniciação sexual do filho, agora o homem responde a processo por turismo sexual infantil e pode pegar até 20 anos de cadeia na Austrália. O menino tem 13 anos de idade.

O nome do pai não pôde ser divulgado por ordem judicial. A polícia alega que o crime aconteceu entre 6 e 9 de setembro do ano passado. O caso está sendo um desafio para a promotoria, já que as leis são normalmente aplicadas contra pedófilos australianos que abusam de menores estrangeiros. “Este é um processo único, porque a legislação sobre turismo sexual infantil foi criada para proteger crianças vulneráveis contra a exploração, especialmente na Ásia”, analisou o criminalista Bill Potts.

Denunciado pelo Serviço de Proteção à Criança da Polícia (estadual) de Queensland, no nordeste do país, o pai do garoto está sendo acusado de crimes sexuais. Entre eles, provocar o engajamento de uma criança menor de 16 anos em atividade sexual fora da Austrália e dar autorização para uma criança praticar atividade sexual fora do seu local de residência.

A primeira audiência na Corte de Brisbane já foi realizada, mas tanto o advogado de defesa quanto o réu se recusam a comentar o caso. “Essa legislação veio à tona para dar um poder extra territorial ao nosso Código Penal. Isso significa que não importa onde o delito ocorra. Se um cidadão australiano comete um ato ilegal no estrangeiro, ele pode ter cometido um crime de acordo com a lei da Austrália e ser punido aqui”, explicou Potts.

O advogado criminalista concorda que crimes de turismo sexual infantil podem ser difíceis de comprovar por causa da falta de evidências. “Mas as pessoas precisam prestar cada vez mais atenção aos delitos morais e sexuais, porque o braço largo da lei australiana pode ser estendido a qualquer lugar do mundo onde o delito seja cometido”, advertiu.

O advogado criminalista explica, ainda, que 16 anos é a idade mínima para consentimento sexual na Austrália. “Antes, o fato de iniciar um filho adolescente na atividade sexual podia ser visto como um ‘rito de passagem’, mas a crescente sexualização das crianças causou significantes problemas para a sociedade. As crianças devem ser protegidas”, concluiu.

Notas sobre turismo sexual

Copa pode impulsionar exploração sexual de menores no Brasil

Denunciar abuso contra menores agora é obrigatório

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=