Denunciar abuso contra menores agora é obrigatório

O combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes ganhou um reforço. Já está em vigor a Lei 4.902/2012, que torna obrigatória a divulgação do Disque 100 em estabelecimentos comerciais.

Denuncie, disque 100

A partir de agora, hotéis, motéis, casas noturnas, bares, agências de viagens, clubes e salões de beleza, postos de gasolina e demais locais de acesso público que se localizam junto a rodovias, entre outros, deverão afixar em local visível placas com o seguinte texto: “Exploração sexual de criança e adolescente é crime: Denuncie! Disque 100″. A mensagem deve estar em letras maiúsculas e em três idiomas – português, inglês e espanhol.

“Dessa forma, estaremos combatendo não só a exploração e o abuso das nossas crianças, mas também o turismo sexual”, destaca o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF, Alírio Neto. De acordo com ele, a lei é mais um instrumento para enfrentar esses tipos de violência.

O GDF já realiza, por meio da Secretaria de Justiça, mobilizações para que a população possa identificar e denunciar abusos contra crianças. Entre elas estão Blitze contra a Pedofilia (com distribuição de material explicativo) e palestras nas escolas. Há também ações pontuais, como a Liga da Justiça contra a Pedofilia, em que super-heróis orientam as pessoas em locais de grande circulação, como semáforos e terminais rodoviários.

Mais denúncias
Para o secretário de Justiça, Alírio Neto, esses projetos deixaram o brasiliense alerta para os sinais de violência. De acordo com levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Distrito Federal é a segunda unidade federativa que mais registra denúncias no Disque 100. Em 2010, eram 12,95 chamadas para cada grupo de cem mil habitantes, atrás apenas do Rio Grande do Norte, que possuía taxa de 19,31 para cada cem mil.
O Centro-Oeste também lidera entre as cinco regiões do Brasil, com 94,19 denúncias para cada cem mil habitantes. Em todo o País, a violência física é o tipo mais comum contra as crianças, com 37,88% das ligações. Em seguida vêm a violência sexual (28,71%), a negligência (22,99%) e a violência psicológica (10,24%).

A central do Disque 100 funciona diariamente, das 8h às 22h, inclusive fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima, sem risco. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas, no prazo de até 24 horas, aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, priorizando o Conselho Tutelar.

 

 

Fonte: Correio do Brasil 

+ sobre o tema

Raça, Etnia, Condições de Trabalho e Saúde

Este trabalho pretende abordar as dimensões do que podemos...

Sebrae abre 30 vagas para programa de fomento ao afroempreendedorismo

O Sebrae abriu as inscrições para o programa Sebrae...

Desmentida por José Serra, Sheila reafirma que mulher dele fez aborto

'É muito fácil declarar alguns valores que o mundo...

para lembrar

Quantos negros para cada dez personagens?

A Globo se preocupa até com a vida online...

Direitos humanos só defende bandido?

Era uma vez um país no qual viviam muitas...

O transplante de medula óssea para anemia falciforme

Sob emoção indescritível li que o Brasil incluiu no...

Pena de morte: uma visão global e o papel do Brasil

Somos pioneiros em acabar com a execução oficial por...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=