Países africanos falam sobre desenvolvimento

Economias emergentes partilham histórias de sucesso de crescimento económico e de redução da pobreza, para ajudar os que não o são a melhorar as políticas de desenvolvimento através do conhecimento dos factos.

Em Adis Abeba, capital da Etiópia juntaram-se nesta segunda-feira, delegados de países africanos, da China e de outras economias emergentes, para partilhar experiências de desenvolvimento dos países.

A conferência sobre a Redução da Pobreza e o Desenvolvimento em África e na China, foi organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, em conjunto com o Centro chinês de Redução da Pobreza Mundial, Iprcc, e o governo etíope.

Estudar políticas

Em cima da mesa esteve o debate sobre as políticas e as instituições que contribuíram para progresso chinês e de outros países em desenvolvimento, de modo a tentar melhorar as políticas de sustentação das taxas de crescimento elevadas e de redução da pobreza.

Do elenco de participantes fizeram parte responsáveis oficiais, especialistas em desenvolvimento e representantes de instituições africanas regionais.

A aceleração do crescimento e a redução da pobreza, a melhoria da segurança alimentar, o investimento na proteção social e na promoção de novos parceiros para o desenvolvimento, foram as questões abordadas.

Crescimento africano

Nos últimos 10 anos, a África registou um crescimento económico rápido e estável, com reduções consideráveis na taxa de pobreza, e progressos no processo para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Alguns dos países deste continente antigiram grandes progressos, o que os colocou num patamar ao lado de algumas economias emergentes.

De acordo com a administradora do Pnud, Helen Clark, é possível conseguir um “desenvolvimento rápido”.

Crescimento chinês

A experiência chinesa é o exemplo maior nesta conferencia, e que faz parte do interesse na parceria estabelecida no mês de novembro passado entre o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao e a administradora do Pnud.

Helen Clark disse que “a experiencia da China, que conseguiu tirar centenas de milhões de pessoas da pobreza, garantindo-lhes segurança alimentar, representa um interesse de cariz internacional, enquanto outras nações fazem esforços para alcançar progressos rápidos em termos de desenvolvimento”.

Outras experiências partilhadas são as do Vietname, do Gana, da Etiópia e do Brasil. A pobreza extrema do Vietname passou de 64% em 1993 a 22% em 2006. Já o Brasil conseguiu reduzir para metade a taxa de pobreza, dos 17% verificados em 1981, para os 8% em 2005.

Fonte: Rádio das Nações Unidas

+ sobre o tema

Nem falso, nem inócuo. Exemplar

Fonte: Estado de São Paulo - por: Roseli Fischmann*- O discurso...

Mia Couto e seu colar de miçangas incomuns

Escritor moçambicano conta que tece novos mundos substituindo eurocentrismo...

para lembrar

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

10 frases inspiradoras de jovens líderes africanos

Em 2010, o presidente dos EUA Barack Obama inaugurou...

Africana choca público em maratona na França

São Paulo - Não são poucas as campanhas de...

África do Sul pede à Uefa para combater racismo

MIKE COLLETT – REUTERSJOHANNESBURGO - A Uefa deve tomar...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=