Guiné realiza primeira eleição livre em mais de 50 anos

A Guiné (oeste da África) realizou neste domingo suas primeiras eleições livres em mais de 50 anos, com alto comparecimento do eleitorado.

O ex-premiê Cellou Dalein Diallo e o líder da oposição Alpha Conde, representantes dos dois maiores grupos étnicos do país, disputam o segundo turno do pleito presidencial.

A eleição havia sido adiada duas vezes desde junho (quando ocorreu o primeiro turno), por conta de tensões étnicas e de violência entre apoiadores dos dois candidatos.

Um observador internacional relatou que a votação deste domingo correu de forma tranquila, e ambos os candidatos disseram esperar que o resultado traga paz ao país, sob commando militar desde 2008, em decorrência de um golpe de Estado.

Os militares tomaram o poder após a morte do presidente Lansana Conte, que havia governado a Guiné por 24 anos.

“Fazemos um apelo aos cidadãos que cumpram seu dever cívico em paz e que façam da eleição e do período pós-eleitoral um momento de redescoberta da irmandade”, disse Diallo.

Risco de violência

O pleito é considerado o primeiro democrático do país desde sua independência da França, em 1958.

Mas correspondentes da BBC alertam para o risco de mais violência caso os resultados sejam contestados por um dos lados.

Diallo, membro da etnia peul, é apontado como favorito, após levar 44% dos votos no primeiro turno, contra 18% de Conde, da etnica malinke.

Se Diallo ganhar, será a primeira vez que um peul governará o país, apesar de o grupo ser majoritário.

Na semana passada, dezenas de apoiadores de Conde passaram mal depois de participar de uma marcha. Quando sites pró-Conde relataram que os manifestantes haviam sido envenenados por apoiadores do candidato rival, os dois grupos se enfrentaram mais uma vez.

A Guiné é o maior exportador mundial de bauxita e tem significativas reservas de minério de ferro. Mas, apesar de sua riqueza mineral, é um dos países mais pobres da África.

Fonte: BBC

+ sobre o tema

Entrevista – Otavio Ianni: O Preconceito Racial no Brasil

  Na entrevista realizada no dia 11 de dezembro passado,...

Ginasta Simone Biles tem fortuna estimada em R$ 14 milhões, diz site dos EUA

Uma das estrelas dos Jogos Olímpicos do Rio de...

Oswaldo de Camargo: elo entre gerações

Questão de circunstância, de acaso, é a explicação que...

Rapper mirim MC Soffia se apresenta em evento do Mês da Consciência Negra

Encontro também terá funkeiros do Dream Team do Passinho...

para lembrar

Eu Canto Minha África apresenta novo repertório

Cinco novas músicas cantadas em português e também em...

Morre Rubin “Hurricane” Carter, símbolo da luta contra o racismo nos EUA

Morreu na manhã deste domingo em sua casa em...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=