Países africanos isolarão áreas com casos de ebola

O surto de ebola, o mais grave registrado desde a descoberta da doença em 1976, já infectou 1.323 pessoas desde março, das quais 729 morreram

As autoridades de Guiné, Libéria e Serra Leoa anunciaram que vão isolar as áreas que concentram 70% dos casos de ebola e que poderão restringir a circulação de pessoas, segundo um comunicado oficial divulgado neste sábado (2).

Os três países mais castigados pela epidemia concordaram em isolar as cidades e aldeias nas regiões fronteiriças que concentrem mais de 70% dos casos de ebola registrados. A quarentena será controlada pela polícia e pelas Forças Armadas.

Poucas horas antes, a diretora geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Chan, alertou que os países afetados pela epidemia poderiam ser obrigados a restringir a circulação de pessoas e a utilizar suas forças policiais para proteger o trabalho das equipes de saúde.

O surto de ebola, o mais grave registrado desde a descoberta da doença em 1976, já infectou 1.323 pessoas desde março, das quais 729 morreram.

Voos suspensos
A companhia aérea Emirates suspendeu aos voos para a Guiné a partir deste sábado por tempo indeterminado devido aos casos de ebola no país. “A segurança dos nossos passageiros e da tripulação não será comprometida”, diz o comunicado da empresa.

Seguindo orientações da IATA, associação que reúne as empresas aéreas, e da OMS (Organização Mundial de Saúde), várias companhias e aeroportos passaram a examinar passageiros de voos vindos do oeste da África.

Segundo a OMS, caso uma pessoa infectada pegue um voo, o risco para os demais passageiros é baixo, pois o vírus não se propaga pelo ar, mas apenas por contato direto com o sangue e os fluidos corporais de pessoas e animais infectados

O ebola causa hemorragias graves e sua taxa de mortalidade chega a 90%. A epidemia já matou 339 pessoas na Guiné, 233 em Serra Leoa e 156 na Libéria. Também há o registro de uma morte na Nigéria.

Americanos resgatados
Dois americanos infectados com o ebola serão levados para os Estados Unidos em voos especiais. Eles serão isolados e tratados em um hospital em Atlanta. O primeiro deles deve retornar ao país neste sábado.

As autoridades de saúde disseram que a chegada deles não traz riscos para a população americana.

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

O desafio de ser uma bailarina negra em uma única foto

Todas as bailarinas se comprometem com os rituais das...

Fotógrafa retrata o cotidiano de tribo semi-nômade em região remota da Namíbia

A fotógrafa Susan Portnoy passou alguns dias no deserto...

Carlos de Assumpção defende poesia com militância

Com 92 anos de luta, resistência e militância, o...

Clementina. De uma voz do povo emerge o canto ancestral

Surgida a partir de um TCC, biografia conta a...

para lembrar

Michael Jackson

Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 — Los Angeles, 25 de junho de 2009) foi...

Hoje na História, 1853, a 158 anos nascia José do Patrocinio

Neste domingo o jornalista José do Patrocínio faria 158...

Orun Ayé – ‘O Lado Negro do Brasil’

Por: Pedro Migão   Neste domingo, a coluna...

Quanto Jimi Hendrix ganhou para ser headliner do Woodstock 1969?

Mesmo corrigido, cachê foi bem baixo quando comparado a...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=