Para Anistia Internacional, Brasil deve punir responsáveis por crimes cometidos na ditadura

RIO – A Anistia Internacional divulgou nesta quarta-feira uma nota pública sobre o relatório final divulgado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). Segundo a entidade, o documento abre caminho para que “a Lei de Anistia não seja um obstáculo à investigação desses crimes”. A nota afirma ainda que “é fundamental que o Brasil puna os responsáveis pelas graves violações de direitos humanos ocorridas no período (da ditadura militar)” e, além disso, “quebre o ciclo da impunidade com o passado que alimenta torturas, execuções extra-judiciais e desaparecimentos forçados no presente”.

No Yahoo

A Anistia ressalta também que as Forças Armadas “devem reconhecer sua responsabilidade institucional pelos abusos cometidos”. Para a entidade, a decisão da CNV de responsabilizar os líderes do regime autoritário “é um marco histórico crucial para a obtenção da justiça com respeito ao período”.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“O Brasil vive hoje um dia histórico com a apresentação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, que durante dois anos investigou graves violações de direitos humanos ocorridas no país durante a ditadura militar. O documento é um passo importante nos esforços do Brasil em obter justiça para os crimes contra a humanidade cometidos pelos agentes do Estado durante a ditadura militar.

Ao comprovar o caráter generalizado das violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante o regime ditatorial instaurado em 1964 e reconhecê-las como crimes contra a humanidade, o relatório final da CNV abre o caminho para que a Lei de Anistia não seja um obstáculo à investigação desses crimes. Esta recomendação reforça a sentença de 2010 da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Gomes Lund (Guerrilha do Araguaia) e chama a atenção para as falhas do Estado brasileiro em cumprir com suas obrigações.

Cinquenta anos após o golpe de Estado que estabeleceu o regime autoritário, é fundamental que o Brasil puna os responsáveis pelas graves violações de direitos humanos ocorridas no período e quebre o ciclo da impunidade com o passado que alimenta torturas, execuções extra-judiciais e desaparecimentos forçados no presente.

As Forças Armadas devem reconhecer sua responsabilidade institucional pelos abusos cometidos durante a ditadura militar. As investigações empreendidas pela Comissão Nacional da Verdade estabelecem de maneira clara o funcionamento do aparato repressivo da ditadura como uma política de Estado que atravessou diversos governos,formulada nos altos escalões das Forças Armadas e do Poder Executivo. A decisão da Comissão de responsabilizar os líderes do regime autoritário é um marco histórico crucial para a obtenção da justiça com respeito ao período.

O trabalho da Comissão acerca do impacto da ditadura sobre os povos indígenas e trabalhadores rurais demonstra a necessidade de aprofundar os levantamentos sobre o alcance das violações de direitos humanos ocorridas contra os grupos mais vulneráveis da sociedade brasileira, que ainda não tiveram o devido reconhecimento de suas demandas . Por isso, mostra-se fundamental a continuidade dos trabalhos de investigação iniciados pela CNV, como está proposto nas recomendações.

Ao vincular a impunidade do passado às graves violações de direitos humanos que persistem até hoje, em especial na área da segurança pública, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade mostra de forma clara como o ciclo de violência é alimentado pela falta de justiça. O documento faz recomendações importantes como a desmilitarização das polícias militares, a independência das perícias e institutos médicos legais do aparato da segurança pública, o fortalecimento das defensorias públicas e melhorias no sistema prisional, com garantia de direitos aos presos. O relatório também recomenda o aperfeiçoamento da legislação brasileira para tipificação dos crimes contra humanidade e de desaparecimento forçado, marcos importantes da legislação internacional de proteção aos direitos humanos.

O Brasil chegou com atraso aos processos de justiça de transição, quase 30 anos após o fim da ditadura e depois das importantes iniciativas de seus principais vizinhos na América do Sul. O relatório final da CNV se soma ao trabalho da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Comissão de Anistia e a décadas de mobilizações de sobreviventes de torturas, familiares de vítimas e organizações de direitos humanos como a Anistia Internacional.

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade também contempla uma importante dimensão do processo de justiça de transição e efetivação do direito à memória e à verdade ao recomendar a revisão dos currículos escolares civis e militares para incorporar a valorização dos ideais democráticos e o repúdio às atrocidades do regime autoritário, e promover políticas de memória, como construção de museus e abertura de arquivos, para melhorar o conhecimento da sociedade brasileira a respeito da ditadura. Tais iniciativas educacionais são fundamentais para o fortalecimento do Estado de Direito no Brasil e para reforçar o clamor do país de que a resposta ao regime autoritário e às violações em massa de direitos humanos só pode ser uma: Nunca Mais”.

+ sobre o tema

Porto Alegre: Sem terra é executado com tiro nas costas pela polícia gaúcha

Por: Clarissa Pont   O agricultor sem terra Elton Brum, 44...

Movimentos lamentam a morte de Dom Tomás Balduino

Fundador da CPT e do CIMI, o bispo da...

Justiça Global questiona Judiciário e Executivo Federal sobre prisões políticas no Rio

Organização também pede a realização de audiência pública conjunta...

para lembrar

Não somos defensores de bandidos!

Não somos defensores de bandidos! – Diálogo com a sociedade...

Creuza Maria Oliveira, presidenta da Fed. Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) ganha Prêmio Direitos Humanos 2011

Creuza Maria Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras...
spot_imgspot_img

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=