Para eles, não há motivo algum para adotar o “deboísmo”

Um dos temas que tem circulado pelas redes sociais nos últimos dias é sobre o tal “Deboísmo”,(ficar de “boas”), ou seja, uma “filosofia” que ressalta a famosa convivência pacífica entre pessoas com opiniões diferentes e a tolerância, em resposta à animosidade que vem afetando as relações entre as pessoas, por conta de questões políticas, esportivas, de segurança e um leque extenso de outras situações cotidianas.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

Muito louvável o gesto dos dois jovens responsáveis pela ideia, um casal de namorados de Goiânia, Laryssa de Freitas e Carlos Abelardo. Agora a tarefa é inglória, se pensarmos nas realidades que atravessam as vidas de milhares de outras e outros jovens, contemporâneos do casal e que vivem nas grandes periferias das cidades.

Isto tem sido, acredito eu, um dos maiores desafios de nosso tempo. Penso que para o nível de opressão e violência a que são submetidos(as) nossos(as) jovens ou nossas juventudes menos privilegiadas, com a ausência de uma infraestrutura adequada e necessária para que se constituam como cidadãos e cidadãs plenos, é quase insano pedir-lhes que olhem para tudo “de boas”.

Os relatórios oficiais, emitidos após pesquisas realizadas por institutos, fundações, ongs e demais organismos que se empenham em publicizar anualmente a situação de nossa população ou até mesmo produzindo relatos detalhados sobre grupos específicos como é o caso de nosso assunto aqui, as juventudes marginalizadas por conta de encontrarem-se “às margens”  da sociedade, por sua condição sócio- econômica, cultural ou racial, ou ainda, todas elas juntas.

Na última segunda-feira, dia 31/08, os integrantes do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, apresentaram à sociedade, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro. o relatório final do projeto intitulado “Militarização das Favelas: Impactos na Vida dos Jovens Negros e Negras” . O Fórum de Juventudes RJ,  é uma organização formada por coletivos, grupos e autônomos, na sua maioria jovens negros e negras moradoras de favelas e bairros periféricos do Estado do Rio de Janeiro.

Importante coletivo na defesa dos direitos humanos e na constante tentativa de dar visibilidade aos episódios de aviltamento da dignidade das juventudes empobrecidas e vulnerabilizadas, principalmente  pelas ações protagonizadas pela máquina estatal, o FJ coletou uma série episódios ocorridos nas favelas ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora.

Com o intuito de expôr a massiva campanha em curso por setores da sociedade em apresentar os jovens das periferias, negros e negras em sua maioria, como inimigos da sociedade e principais causadores dos problemas diários, principalmente  em se tratando de ações violentas e confrontos entre grupos armados. Impedindo sua circulação na cidade ou constrangendo-a e restringindo-a à espaços circunscritos, o relatório traz a escuta e olhar, coletados em diálogo com a juventude de algumas favelas do Rio.

Na Maré, Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Providência, SãoJorge/Campo Grande, Vidigal, Santa Marta, Manguinhos, Jacarezinho, Rocinha e Acari, além de outras áreas do Estado com: Santo Cristo/Niterói, São Bernardo/Belford Roxo, Jardim Primavera/Duque de Caxias e Engenho/Itaguaí.

Jovens entre 14 e 29 anos, que vem sentindo literalmente na pele, sem trocadilhos, a força e o peso do racismo institucional e dos danos irreparáveis na sua educação, saúde, cultura e pior, ações constantes que vem afetando mais que a qualidade, a própria vida deles, construíram em parceria com a equipe do projeto o que está apresentado de forma clara e comovente neste relatório.

Os jovens que formam o todo do contingente que representou-os na construção desse projeto, são a clara resposta de que não há motivo algum para adotar o tal “deboísmo”  em muitas e porque não dizer na maioria das situações que os envolvem, e que os força de maneira constante a manter-se na luta por uma mudança na forma como são representados, bem como na maneira como são tratados por grande parte da sociedade.

Você  pode ler a íntegra do relatório, através do link ,https://drive.google.com/file/d/0B3R3qr3he2nOYXdGLTlHT0NzQ2c/view?usp=sharing

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Uma defesa da vida

no Jornal do Brasil por Mônica Francisco O dia já passou, mas a...

As tristes e signficativas estatísticas das mortes nos partos

Na segunda-feira pela manhã (29), o plenário da Câmara...

Impeachment: o que pensa a juventude negra?

Entre as contradições de 13 anos de governo petista,...

Responsabilizar com humanidade

A declaração contundente do desembargador do Tribunal de Justiça...

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Programa Pé de Meia exige gestão integrada entre ministérios

O programa federal Pé de Meia, que prevê o pagamento de uma bolsa mensal e outros bônus para alunos de baixa renda matriculados no ensino médio público,...

Juventude negra, ciência e educação

Mesmo com os avanços já promovidos pela lei 12.711/2012, que nacionalizou o sistema de cotas nas universidades federais, o percentual da população brasileira com 25 anos...
-+=