Para fortalecer a luta anti racista, campanha promove 21 dias de ativismo no mês de março

A campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!” é uma série de eventos organizados de forma coletiva pela passagem do dia 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Sharpeville”.

Da Mídia Ninja

Foto: Luisa Medeiros – Mídia Ninja

Há 59 anos, a população negra da África do Sul lutava contra o Regime do Apartheid – o regime de segregação racial que perdurou por 46 anos. Durante uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe, que ditava por onde pessoas negras poderiam circular pela cidade, policiais do Regime do Apartheid reagiram de forma agressiva matando 69 manifestantes e ferindo outros 186. Esse ataque, em 21 de março de 1960, ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville”.

Em memória aos manifestantes e para reforçar a luta contra o racismo, contra a discriminação racial e contra qualquer tipo de intolerância, a campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!” propõe ocupar os espaços sociais e culturais do Brasil para incentivar a sociedade, através de centenas de atividades, a realizar reflexões sobre o enfrentamento constante do racismo em todos os âmbitos sociais, sobre a luta contra a opressão militar e policial às periferias, sobre as desigualdades raciais e para enaltecer a cultura negra e africana no Brasil.

O ponta-pé inicial para as atividades da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!” será a abertura oficial hoje, 07 de março, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Aproveitando o clima de carnaval, haverá um bloco parado na praça Cinelândia e acontecerá também um Concurso Cultural de Samba Enredo dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo.

Ao decorrer dos 21 dias de ativismo, outras datas ganham destaque na agenda. No dia 8 de março ocorrerá a Marcha das Mulheres. No dia 14, será lembrada, com pesar, um ano da morte da vereadora Marielle Franco, que converge com a data de nascimento da escritora Carolina de Jesus e do poeta, ator e ativista Abdias do Nascimento. No período da manhã ocorre uma homenagem à Marielle Franco na ALERJ. A partir de 12h, a homenagem prossegue no Centro de Artes da Maré que contará com uma exposição de Marielle, Abdias e Carolina de Jesus, idealizada pelo IPEA-AFRO.

Dia 16 de março será um dia para debater a violência policial contra a população negra e moradores das comunidades e periferias do Brasil, no Parque Madureira a partir das 10h, com programação ao longo do dia. Indo além, será um dia para não deixar cair no esquecimento negros e negras que sofreram violência policial, como a Cláudia Silva Ferreira, morta durante um confronto entre policiais e traficantes do Morro da Congonha e arrastada pelas ruas de Madureira pela viatura policial.

Todas as atividades se convergem para o dia 21 de março, quando haverá um grande cortejo pela Pequena África. A Marcha dos 21 Dias tem uma importância histórica para a luta antirracista no Rio de Janeiro e contará com a presença de diversos coletivos, grupos e organizações como Jongo da Serrinha, Rolê dos Favelados, entre outros, que caminharão pela sob o mote “Contra o Racismo e Pelo Bem Viver”. O cortejo irá se concentrar na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, às 16h com a realização da oficina de produção de cartazes reivindicando os princípios do “Bem Viver”: a vida plena, saúde, educação, arte, moradia, manifestações religiosas e lazer. A Marcha dos 21 Dias seguirá para o Cais do Valongo e Pedra do Sal com encerramento no Largo da Prainha, sempre com contextualização histórica, muita música e performances dos coletivos presentes.

No dia 27 de Março acontecerá o encerramento da campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” na Arena Fernando Torres, no Parque de Madureira. A população carioca está convidada a participar dessa encerramento que contará com diversas mesas ao longo do dia e um momento de compartilhamento de experiências ao longo da campanha em 2019 e as perspectivas de 2020.

Para saber mais, acompanhe a página no Facebook.

+ sobre o tema

Disque Racismo será lançado em março

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria...

Juízes iniciantes fazem curso para aprender que ‘ainda existe racismo no Brasil’

Desde agosto do ano passado, 328 juízes em início...

Polícia cria Delegacia de Crimes Raciais no Rio de Janeiro

Nome do delegado titular ainda será definido. Determinação foi...

para lembrar

Os Ciscos do Brasil e o racismo de todo dia

"A resistência de Renato Freitas nos ensina que, se...

Campanha contra violência política de gênero e raça

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular lança...

Borba Gato: a celebração de um facínora

No último final de semana as redes sociais e...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=