Para proteger homossexuais, Senado dos EUA muda lei

Fonte: Folha de São Paulo –

O Senado americano aprovou uma alteração da lei federal de crimes de ódio. Com a mudança, a lei passará a proteger também homossexuais. A medida fez parte de uma lei de definição do orçamento do Pentágono.

Aprovada por 68 votos a 29, a lei segue agora para a sanção do presidente Barack Obama. Até então, a definição de crimes de ódio incluía apenas os ataques motivados por raça, cor, religião ou nacionalidade.

Obama já sinalizou que pretende aprovar a lei, o que pode ajudar a melhorar a imagem do presidente junto a ativistas gays e lésbicas, que questionam o compromisso do presidente com a sua agenda política.

A Câmara havia aprovado no início do mês a medida com 281 a 146 votos. Em ambas as Casas, a lei passou quase sem o apoio de republicanos. A medida permite que autoridades federais reforcem investigações e processos de crimes violentos contra homossexuais quando autoridades locais não forem capazes de fazê-lo ou solicitarem ajuda.

Grupos de defesa dos homossexuais comemoraram a decisão. “Esperamos que Obama assine logo esta lei: o primeiro maior exemplo da legislação de direitos civis da nossa nação para lésbicas, gays e transgêneros”, afirmou Joe Solmonese, presidente da campanha Human Rights. Segundo ele, a lei representa um passo para acabar com os crimes de ódio.

Os democratas já haviam tentado aprovar essa lei diversas vezes. A estratégia agora foi juntar a medida à lei de autorização de recursos para a defesa do país. “É uma vergonha que esta norma tenha sido adicionada a um projeto de lei sobre o apoio a nossas tropas”, afirmou o senador republicano Lamar Alexander, do Tennessee.

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...