Para proteger homossexuais, Senado dos EUA muda lei

Fonte: Folha de São Paulo –

O Senado americano aprovou uma alteração da lei federal de crimes de ódio. Com a mudança, a lei passará a proteger também homossexuais. A medida fez parte de uma lei de definição do orçamento do Pentágono.

Aprovada por 68 votos a 29, a lei segue agora para a sanção do presidente Barack Obama. Até então, a definição de crimes de ódio incluía apenas os ataques motivados por raça, cor, religião ou nacionalidade.

Obama já sinalizou que pretende aprovar a lei, o que pode ajudar a melhorar a imagem do presidente junto a ativistas gays e lésbicas, que questionam o compromisso do presidente com a sua agenda política.

A Câmara havia aprovado no início do mês a medida com 281 a 146 votos. Em ambas as Casas, a lei passou quase sem o apoio de republicanos. A medida permite que autoridades federais reforcem investigações e processos de crimes violentos contra homossexuais quando autoridades locais não forem capazes de fazê-lo ou solicitarem ajuda.

Grupos de defesa dos homossexuais comemoraram a decisão. “Esperamos que Obama assine logo esta lei: o primeiro maior exemplo da legislação de direitos civis da nossa nação para lésbicas, gays e transgêneros”, afirmou Joe Solmonese, presidente da campanha Human Rights. Segundo ele, a lei representa um passo para acabar com os crimes de ódio.

Os democratas já haviam tentado aprovar essa lei diversas vezes. A estratégia agora foi juntar a medida à lei de autorização de recursos para a defesa do país. “É uma vergonha que esta norma tenha sido adicionada a um projeto de lei sobre o apoio a nossas tropas”, afirmou o senador republicano Lamar Alexander, do Tennessee.

Matéria original

+ sobre o tema

CRIMES da elite e classe média mostram que preconceito contra pobres não se sustenta

Fonte: Direitos Humanos-Por Daniel Santini - Folha Universal No...

Imprensa alemã vê “derrota” e “declaração de falência” de um país

Uma nação "que queria ser moderna" recua no tempo...

Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – O perfil do Fumante

Leno F Silva para o Portal Geledés Os fumantes...

Nova temporada de ‘Ó paí, ó’ terá homenagem a Michael Jackson

Fonte: G1 - Produção estreia na TV Globo, no...

para lembrar

Cotas raciais para o mercado de trabalho

Foi promulgado esta semana, pelo presidente Luiz Inácio Lula...

Nova pesquisa revela ‘localização exata’ do aparecimento do homem moderno

Cientistas localizaram a "terra natal" do homem moderno em...

Do ‘cor de pele’ ao ‘nude’ (ou o mundo que queremos ser)

Todos nós, em algum momento do jardim de infância,...

Dilma afirma que Ciro tem total liberdade para fazer o que quiser

Por: MÁRCIO FALCÃO   A candidata do PT à...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=