Paraná é o terceiro estado com maior índice de homicídios contra mulheres

Estudo com dados de 2010 foi divulgado nesta segunda-feira (7).

Delegado diz que muitas vítimas no estado têm envolvimento com o crime.

Por: Samuel Nunes

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (7), pelo Instituto Sangari, mostra que a taxa de homicídios contra mulheres, por 100 mil mulheres, no Paraná é de 6,3. Esse número é o terceiro maior do país e fica atrás apenas do Espírito Santo e Alagoas, que ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda posições no ranking. O Instituto também divulga, anualmente, o Mapa da Violência.

Os números são referentes aos homicídios cometidos em 2010. Naquele ano, a cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, ficou em segundo lugar no ranking da taxa de homicídios contra as mulheres. De acordo com o estudo, o índice foi de 24,4 homicídios para cada 100 mil mulheres.

Além de Piraquara, outras oito cidades aparecem entre as 100 primeiras, sendo que a maioria compõe a região da capital. Curitiba ficou em 58º lugar. No caso dos municípios, o estudo levou em conta apenas as cidades com mais de 26 mil mulheres, para evitar grandes flutuações nos resultados, entre um ano e outro.

Para o delegado de homicídios de Curitiba, Rubens Recalcatti, a pesquisa mostra uma realidade “normal”. Segundo ele, a maior parte das mulheres assassinadas no Paraná se envolve com o crime e isso facilita com que elas sejam vítimas. “Algumas vítimas se envolvem com homens que têm ligação com o crime e se tornam vítimas das coisas que eles fazem, outras se envolvem diretamente com o tráfico de drogas”, afirma.

Recalcatti conta que muitas mulheres costumam ser mortas em situações de auxílio aos parceiros envolvidos com o crime. “Elas entregam celulares nos presídios, vendem drogas, se prostituem”, diz o delegado.

Ele explica que a maior parte dos homicídios contra mulheres ocorre em áreas já degradadas com o crime. “São bairros pobres. As cidades cresceram nos últimos anos e esses bairros cresceram muito”, avalia Recalcatti. Para ele, durante os anos em que essas localidades cresceram, faltaram investimentos do Estado para garantir educação e segurança. “Faltaram investimentos principalmente na polícia judiciária e no policiamento de rotina”, acredita.

Dados mundiais

O estudo também comparou os dados nacionais com os de outros 84 países. Neste caso, o Brasil ficou com o sétimo maior índice, com 4,4 homicídios para cada 100 mil mulheres. Em pouco menos da metade dos casos analisados, o assassino é o parceiro ou o ex-parceiro da mulher.

O trabalho conclui que leis como a Maria da Penha – promulgada em 2006 – contribuíram para a redução dos homicídios contra as mulheres. Por conta disso, sugere que é necessário haver mais leis para prevenir e reduzir a violência contra as mulheres.

Para Recalcatti, além disso, é preciso ainda que haja um grande debate sobre os valores atuais. “Nós precisamos de uma discussão estrutural no que diz respeito à família, à segurança, educação, enfim”, diz.

Onde denunciar

Para saber o distrito mais próximo onde denunciar, acesse o site da Secretaria de Segurança Pública.

 

 

 

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Ato das trepadeiras contra mais um femicídio na MPB

Não é um problema do RAP, não é um...

Para Mulheres Negras, a quem o estupro diz respeito, raça precedeu questões de gênero – Por Maria Rita

Estupro é sempre CRIME Apesar das mudanças legislativas, da implementação...

Aluna é punida após denunciar estupro em universidade nos EUA

Antes que pudesse se mudar para um dormitório na...

Fé, menina. De homem pra homem.

30 homens estupraram uma menina. 30! e sabe o que mais? eles...

para lembrar

Nicarágua realiza fórum sobre violência contra a mulher

O Parlamento nicaraguense promoverá nesta quinta-feira (24) um fórum...

Chefe bate em funcionária em órgão do Governo de Minas

"Estou com muito medo dele fazer alguma coisa contra...

Feministas protestam no julgamento do New Hit

Esta semana que passou, como muitas de vocês sabem,...

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=