Parceria da AJURIS no combate à violência doméstica

A AJURIS vai participar de um projeto para beneficiar mulheres que fazem uso de medidas protetivas, criado pelo Instituto da Mulher Negra de São Paulo – Geledés, e a Themis Assessoria Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero. 

Representantes das duas instituições visitaram, na tarde desta sexta-feira (6/6), a direção da Associação para apresentar a ideia. Trata-se de um aplicativo específico para que as mulheres vítimas de violência doméstica em contato direto com a rede de proteção a partir do seu ingresso nas medidas protetivas.

O projeto do Aplicativo é vencedor do Desafio Social Google 2013, que selecionou quatro instituições no Brasil para criar tecnologias sociais. A proposta venceu o prêmio do Juri Popular. A tecnologia está em desenvolvimento no TecnoPuc  e será disponibilizada aos juízes das varas de violência contra a mulher para que, ao emitirem uma medida de proteção, também disponibilizem o App que conectará essas mulheres aos serviços de segurança e às redes da sociedade civil.

“O App está ainda em desenvolvimento, mas achamos importante pedir o apoio da AJURIS, pensar juntos, envolver e receber sugestões, disse Sueli Carneiro, coordenadora executiva do Geledés.  “Será que os juízes vão achar que isso ajuda no trabalho deles? Se não ajudar, não faz sentido”, justificou.

O presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, e o vice-presidente Administrativo, Gilberto Schäfer, receberam as primeiras informações do projeto e já disponibilizaram a parceria para viabilizar os testes . Ficou acertado que os gestores do programa trarão à sede da AJURIS os responsáveis no TecnoPuc  pela criação do aplicativo, para apresentar aos juízes. A data será divulgada posteriormente e deverá ocorrer no mês de julho.

O App poderá ser disponibilizado a todos os 27 estados brasileiros. “Como o Rio Grande do Sul tem esse caráter de pioneirismo em experiências de acesso à Justiça, a diretoria da AJURIS  é preocupada com isso, a gente pensou em fazer o piloto aqui. Nosso primeiro passo foi vir conversar com a diretoria”, explica Denise Dora, presidente do Conselho Diretor da Themis.

“O retorno positivo desta instituição aumenta nossa convicção sobre a pertinência e justeza dessa iniciativa”, declarou Sueli.

Fonte:Ajuris

+ sobre o tema

O retorno do goleiro Bruno, entre a ressocialização e o cinismo

Atleta condenado pelo assassinato de Eliza Samudio é novamente...

Conectas cobra apuração rígida de mortes provocadas por ação da PM

Operação em Paraisópolis evidencia descaso da segurança pública com...

Pandemia amplia canais para denunciar violência doméstica e buscar ajuda

Entre as consequências mais graves do isolamento social, medida...

para lembrar

spot_imgspot_img

COP28 – Movimento Negro e perspectiva para o futuro climático

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2023, seguido de um treinamento in loco em Dubai no dia 4 de dezembro, as organizações...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Os desafios educacionais das meninas negras exigem compromissos nas políticas públicas

Programa Educação e Pesquisa – Geledés Instituto da Mulher Negra Março é um mês marcado por agendas relevantes para o enfrentamento às desigualdades: Dia Internacional...
-+=