Passistas se unem contra machismo e racismo no Carnaval

Projeto ‘Samba, pretinha’ dá voz à mulher no samba

Do Bar de Batom

Reprodução / Facebook Samba, pretinha

Além de campanhas nas ruas, no WhatsAppblocos engajados e fantasias girl power, mais uma iniciativa para combater o machismo no Carnaval está sendo idealizado por passistas cariocas. É o projeto Samba, pretinha, que completa dois anos de sucesso e engajamento contra o preconceito de gênero e de raça na folia.

Larissa NevesMirna MoreiraRafaela Dias e Sabrina Ginga são os nomes das idealizadoras da ação. Todas são passistas da Salgueiro e universitárias – de psicologia, medicina, educação física e ciências sociais, respectivamente. Por meio de palestras em escolas municipais e quadras de escolas de samba, o objetivo das ativistas é dar voz a todas as passistas e debater o papel da mulher no samba.

Tudo começou quando Mirna sofreu ataques racistas nas redes sociais. A partir daí, as amigas decidiram que era o momento de agir. Elas começaram então uma roda de conversa dentro da Salgueiro para debater o assunto e, aí, acabaram percebendo um problema maior: que as passistas não tinham voz, nem dentro e nem fora das escolas de samba.

Foi aí que nasceu o Samba, pretinha. Desde então, essas mulheres tomaram seu lugar de fala e vêm discutindo o machismo e o racismo ainda muito presentes no Carnaval e na relação da sociedade com elas na posição de passistas, passando por temas como hipersexualização e objetificação da mulher negra, autoestima, além de formas de agir e se defender.

Em entrevista recente ao blog de Ancelmo Gois, no jornal O Globo, Mirna Moreira esclareceu a necessidade da iniciativa. “Esse olhar que nos vê como objeto passa pela questão da não profissionalização das passistas. Não nos levam a sério. Usamos pouca roupa, mas nosso corpo não está disponível. Ele é nosso, ninguém pode terceirizar o que não é seu.”

É HOJEEEE ❤ Ansiedade nível: Só entende quem é Salgueiro!

Uma publicação compartilhada por Mirna Moreira (@mirna3m) em

Esse ano, o projeto segue com ações e promete bastante empoderamento feminino e a exigência de respeito às mulheres tanto na Marquês de Sapucaí, como em outros carnavais e, claro, no ano todo.

Foto: Divulgação/Facebook Samba, pretinha

+ sobre o tema

para lembrar

O parto roubado é um conceito político de resistência – Por: Fatima Oliveira

O parto é um evento e uma construção social....

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Leci Brandão: a sambista que comprou a briga da merenda em SP

História de vida levou deputada a construir seu mandato...

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=