Pastor processa polícia dos EUA após ser preso enquanto regava flores

Enviado por / FonteUOL

O pastor Michael Jennings, um homem negro, processou na Justiça Federal três policiais brancos no Alabama, nos Estados Unidos, após ter sido preso enquanto regava flores de um vizinho na cidade de Childersburg. Segundo a Associated Press, o líder religioso também acionou a Justiça contra o município.

Na ação, Jennings alega que o episódio, ocorrido em maio deste ano, violou seus direitos constitucionais e causou problemas persistentes, incluindo sofrimento emocional e ansiedade.

“Estou aqui para prestar contas e estou aqui para fazer justiça”, disse o pastor de 56 anos em entrevista à imprensa ontem ao lado de advogados.

A defesa de Jennings alega que a ação dos policiais Christopher Smith e Justin Gable, do sargento Jeremy Brooks e da cidade violaram os direitos que protegem contra prisões ilegais e garantem a liberdade de expressão. O pastor citou vários problemas contínuos, incluindo transtorno de estresse pós-traumático e humilhação.

Polícia foi acionada por outro vizinho

De acordo com a Associated Press, Michael Jennings foi preso depois que um vizinho branco ligou para a polícia e disse que um “homem negro mais jovem” e um carro modelo SUV dourado estavam em uma casa enquanto os proprietários – que são amigos de Jennings e pediram que ele vigiasse sua casa – estavam fora.

O homem se identificou como “Pastor Jennings”, mas se recusou a fornecer identificação aos policiais, que o prenderam sob a acusação de obstruir as operações do governo após uma discussão que durou 20 minutos.

Uma acusação formalizada pelo pastor no município foi arquivada em poucos dias a pedido do então chefe de polícia.

+ sobre o tema

Os violoncelos que o racismo quer silenciar

Uma peça em três atos. Primeiro ato: Presidência dos...

Guerra persegue a história do Brasil desde o seu nascimento como nação

Com o triste desfecho da guerra entre Israel e Palestina,...

Corrente do bem faz homem vitima de racismo no show do Coldplay assistir a banda em POA

Como vocês devem saber, a banda britânica Coldplay está no Brasil...

para lembrar

Sim, nós somos racistas: Estudo Psicossocial da Branquitude Paulistana

por Lia Vainer Schucman Este artigo tem como objetivo fazer...

As origens e lógicas ignoradas do racismo policial

O Brasil não teria negros em 2012. A previsão...

Nas ondas do rádio: o racismo dissimulado da elite do rádio gaúcho

Fonte: Discriminação Racial Impressionante: enquanto a FIFA e a UEFA...
spot_imgspot_img

O direito a ter direitos

É quase impossível ter argumentos com quem considera que algumas vidas valem mais que outras, que o direito de ir à escola ou ao...

Luciana Barreto denuncia ataques racistas em delegacia especializada

A jornalista Luciana Barreto, apresentadora do telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, denunciou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi)...

Arquiteto negro 1º colocado geral no BNDES defende cota em concursos

O arquiteto Tiago Coutinho da Silva foi surpreendido no último dia 21 de março enquanto assistia à cerimônia de lançamento do edital do Banco Nacional de Desenvolvimento...
-+=