Segurança é vítima de racismo no Shopping Metropolitano, Zona Oeste do Rio

Enviado por / FonteExtra

Um segurança do Shopping Metropolitano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi vítima de racismo na última segunda-feira (11). O homem teria sido acionado porque havia uma consumidora com comportamento alterado em uma loja de bijuterias. Quando chegou ao local, a cliente teria se exaltado ainda mais com a intervenção do segurança, começado a gritar e dirigir ofensas racistas contra ele.

Clientes que estavam no local filmaram o momento em que a mulher, demonstrando estar bastante alterada, se aproxima e xinga o funcionário que estava próximo, depois entra em uma loja os gritos e vaias dos frequentadores do shopping. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais é possível escutar algumas das ofensas ao segurança.

Segurança é alvo de xingamentos racistas no Shopping Metropolitano Foto: Reprodução

— Se fosse a sua família que tivesse tentando trocar, seu filho da p., seu vagabundo. Quero ver se estivessem tentando matar sua família, se você ia ficar se metendo. Seu preto f. — gritou a mulher. Na mesma hora, as pessoas no shopping reagiram xingando a mulher, que continuava visivelmente alterada.

O caso foi registrado na 32ª DP (Taquara) como crime de injúria por preconceito. A Polícia Civil informou que a vítima foi ouvida na delegacia e diligências estão sendo realizadas em busca de imagens de câmeras de segurança para identificar a mulher.

Procurada pelo EXTRA, o Shopping Metropolitano Barra disse por meio de nota que “lamenta e se solidariza com o colaborador da segurança, que sofreu racismo, no último domingo(11), e com funcionários da loja, agredidos verbalmente pela consumidora. O empreendimento esclarece que está prestando todo apoio às vítimas e que está à disposição das autoridades policiais para quaisquer esclarecimentos.”

+ sobre o tema

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

para lembrar

spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=