Paulo Pedro Leal

Paulo Pedro Leal
1894-1968

{gallery}artes/pedropaulo{/gallery}

Ecos da Primeira Guerra

Paulo Pedro Leal nasceu no Rio de Janeiro em 1894 e faleceu na mesma cidade em 1968. Foi empregado doméstico em casa de franceses, por volta de 1914, e nesse convívio assimilou os ecos da Grande Guerra, da qual ouvia seus patrões falarem.

Mais tarde essas histórias, gravadas em sua mente, se transformariam, em seus quadros, nas grandes cenas de naufrágios, navios torpedeados, mares coalhados de sobreviventes e infestados de tubarões, sem falar nas cenas de batalhas com soldados franceses e em desenhos significativamente intitulados Royal English Marine, Les Heros Français e outros.

Pai-de-santo e pintor

Foi, mais tarde, estivador, e afinal tornou-se pai-de-santo e pintor – pintor espiritual, como várias vezes assinou seus quadros, querendo significar ser pintor das coisas do espírito.

Em sua condição de pai-de-santo era natural que cenas de terreiro e de possessão constituíssem parte preponderante de sua produção, ao lado das acima citadas visões de naufrágios e ainda de naturezas-mortas.

Paralelamente, era comum envolver suas pinturas com estranhas composições de crimes e bacanais, as quais representavam o lado sombrio de sua personalidade pacata.

 

A arte rústica de fundo-de-quintal

Paulo Pedro Leal começou sua atividade artística por experiências artesanais com madeira e papelão, modelando posteriormente o barro (com o qual povoou de imagens seu terreiro) e chegando à pintura mural, decorando as paredes do quarto em que costumava dar suas consultas com búzios.

Além de encomendas para outros terreiros, pintou muitos São Jorge em varandas e aposentos de casas de Coelho da Rocha, bem como letreiros para padarias e decorações para carnaval, inclusive pinturas corporais e enfeites de automóveis, que revestia de papelão.

 

A pintura de cavalete

Por volta de 1950, passou a dedicar-se à pintura de cavalete. Ainda nesta fase, seu trabalho era rústico, executado sobre suportes de papelão, com esmaltes sintéticos, alvaiade e outros materiais impróprios, com o que uma boa parte de seu trabalho se deteriorou.

Para vender, expunha as obras no Passeio Público, no centro do Rio de Janeiro, onde o encontrou, por volta de 1954, o marchand Jean Boghici, que lhe deu telas e material de pintura.

 

A simplicidade que conquistou o mundo

Em 1955 a Petite Galerie, do Rio de Janeiro, organizou uma exposição de seus trabalhos – que seriam posteriormente exibidos em Paris, Moscou, Buenos Aires e em várias cidades da Europa e das Américas.

Estranho e curioso pintor de extração popular, praticando uma espécie de expressionismo rústico, ao qual se mesclavam ingredientes sobrenaturais e não raro demoníacos, Paulo Pedro Leal pode ser considerado um dos melhores e mais pessoais entre os pintores brasileiros do instinto.

+ sobre o tema

Gil, 45 anos depois do AI-5 e prisão: ‘foram momentos de agonia’

Neste dezembro de 2013, os 45 anos do AI-5....

Livro “12 Anos de Escravidão” será lançado no Brasil!

A Editora Companhia das Letras divulgou hoje que publicará...

Mano Brown mostra novidades sobre seu primeiro disco solo

por Mandrake Mano Brown apresenta pela primeira vez,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

para lembrar

Daria um filme: as melhores histórias contadas no Rap

O menino do morro virou deus. O poderoso chefão,...

Histórico! Ouça o álbum póstumo do Sabotage

A espera terminou irmãs e irmãos. Estamos sem palavras....

Umbandistas comemoram decreto que torna a religião patrimônio cultural do Rio

Às vésperas do Dia Nacional da Umbanda, celebrado dia...

Boogie Naipe, primeiro disco solo de Mano Brown, sai nesta sexta, 9

Álbum do MC dos Racionais é inspirado pelo funk,...
spot_imgspot_img

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=