PEC da Anistia deixa muitas perguntas sem respostas

Eu gostaria de saber qual a justificativa dos 45 deputados que votaram favoravelmente à anistia das irregularidades dos partidos

Seria bem importante que os presidentes dos partidos políticos que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara (excetuando PSOL e Novo, que foram contra a iniciativa) explicassem o motivo do voto a favor da Proposta de Emenda à Constituição 9/23.

A chamada PEC da Anistia anula as sanções aos partidos que descumpriram a legislação eleitoral e não preencheram a cota mínima de recursos financeiros destinados a mulheres, negros e indígenas, cometeram irregularidades na prestação de contas e receberam dinheiro de empresas nas eleições gerais 2022 e anteriores.

A análise da CCJ não trata do mérito da proposição, limita-se aos aspectos legais e regimentais do texto. No entanto uma PEC que afronte as regras do jogo eleitoral jamais deveria prosperar no Congresso, sobretudo num país que se destaca negativamente em termos de sub-representação política de mulheres, de pessoas pretas, pardas e indígenas.

Plenário da Câmara dos Deputados – Marcos Oliveira – 26.abr.23/Agência Senado

A coisa fica ainda pior quando a gente lembra que há menos de seis meses a democracia brasileira passou por um ataque brutal, na Praça dos Três Poderes.

Devidamente provocado, o STF abriu prazo de dez dias para que a Câmara se explique sobre a proposição. Estou bastante curiosa pela resposta ou o que irá acontecer em caso de silêncio.

Também gostaria de saber qual a justificativa dos 45 deputados que votaram favoravelmente à anistia das irregularidades? Como cidadã, mulher, negra, eleitora e jornalista, fiquei me coçando para conhecer as razões de cada um.

E qual será a quantia de dinheiro que deveria ter sido destinada a mulheres e negros, porém foi dedicada sabe-se lá para quais finalidades? O que isso poderia ter significado em termos de resultado eleitoral se os recursos tivessem, de fato, beneficiado a quem de direito?

Na hipótese da aprovação da PEC da Anistia, o que e como pode ser feito em termos de reparação das candidaturas prejudicadas? São tantas perguntas sem respostas…

+ sobre o tema

As dores do pós colonialismo

- Folha de S.Paulo 11 de Agosto de 2006...

O que fazer ao presenciar uma criança praticando racismo contra outra?

Para que essa reflexão caminhe, precisaremos entender que o...

Mirian França é uma mulher negra cientista, que dedica-se a salvar vidas

O militante brasileiro dos Direitos Humanos  da Universidade de...

para lembrar

Wall Street: o código racial de que ninguém fala

Aqui estão 13 regras não escritas sobre ser negro...

Principal vítima de violência, negros tem baixa expectativa de vida

A situação de violência contra negros se agrava a...

Como denunciar casos de racismo no local de trabalho?

O crime de racismo, ou seja, o ato de...

Delegacias especializadas em crimes étnicos-racias

O ministro da Igualdade Racial anunciou nesta quarta-feira (29/10)...
spot_imgspot_img

Se liga, meu irmão

Além de marcar mais uma festa da democracia, as eleições municipais de 2024 deixam claro e evidente que o antirracismo, apesar de previsto na Constituição Federal de...

Mães de vítimas denunciam assassinatos em Conselho da ONU

"Meu filho tinha 16 anos quando foi tirado de casa por 23 policiais militares no estado da Bahia, Brasil, em outubro de 2014", disse...

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...
-+=