Pensamento de Angela Davis é tema de curso online

Para além dos Panteras Negras: curso online discute Angela Davis como uma das pensadoras mais influentes e complexas dentro do movimento negro mundial

Texto: Solon Neto, do Alma Preta 

Imagem: Reprodução/Alma Preta

Racismo, Sistema Prisional, Liberdade e Feminismo são temas recorrentes dentro do pensamento da pesquisadora Angela Davis. Para discutir os temas de seu pensamento, o Coletivo Di Jejê oferecerá, entre os dias 15 de Abril e 30 de Maio, o curso “O pensamento de Angela Davis”. O curso será disponibilizado na plataforma Moodle, e será ministrado pela mestra e doutoranda Jaque Conceição, pesquisadora e coordenadora do coletivo. As inscrições seguem abertas, e você pode fazê-las clicando aqui.

Angela Davis tem vasta obra de linha crítica, e uma poderosa influência sobre o pensamento do movimento negro no mundo. Para além de sua história com os Panteras Negras, Angela Davis é uma intelectual orgânica em plena atividade, com mais de 5 décadas de dedicação à academia.

A responsável pelo curso, a pesquisadora Jaque Conceição, é pedagoga, mestre em Educação, História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP),  e trabalha com o pensamento de Angela Davis na discussão da Teoria Crítica da Sociedade. Em 2016, Jaque foi considerada uma das 30 mulheres mais influeente do Brasil pela revista Think Olga. Para ela, um dos objetivos do curso é valorizar a produção intelectual de Angela Davis, que muitas vezes é nublada pela imagem de militante:

“O processo de desumanização no qual o individuo negro é constantemente submetido, busca reduzir suas ações ao campo dos instintos, portanto marcado pelas pulsões. A intelectualidade é um campo marcadamente racional, ao passo que a militância é movida pela paixão do militante, embora Gramsci desmistifique isso. No caso da Davis, sobrepor sua militância, portanto suas pulsões a sua intelectualidade, é uma forma de reforçar a não humanidade do individuo negro. Em outras palavras, é uma faceta do racismo”, afirma Jaque Conceição.

Além da curadoria da pesquisadora, a presença de uma tutora está garantida durante o curso. O material necessário será disponibilizado na plataforma online e contém traduções inéditas do trabalho de Angela Davis para o português.

Essa será a terceira turma do curso, que se dá em seis módulos: Introdução ao pensamento de Angela Davis; Liberdade; Feminismo e Feminismo Negro; Sistema Prisional; e Racismo.

Serviço:

Curso “O pensamento de Angela Davis”

Duração: 15 de Abril a 30 de Maio.
Inscrições: AQUI.
Investimento: 60 reais.

BIBLIOGRAFIA:
DAVIS, Angela Yvonne. Lectures on liberation. 1969. Universidad Madrid.
DAVIS, Angela Yvonne. An Autobiografic. 1972. New York: Random House.
DAVIS, Angela Yvonne. Women, race and class. 1981. New York: Random House.
DAVIS, AAngela Yvonne. Are prisions obsolete? 2003. New York: Seven Stories Press.

+ sobre o tema

Vencer cultura do preconceito contra LGBT é desafio para cidade de São Paulo

Secretaria Municipal de Direitos Humanos promove debate da série...

Desigualdade de gênero no trabalho doméstico aumenta com casamento

Mulheres são as principais responsáveis por lavar e passar...

Feminine Hi-Fi entrevista em live Zakiya Carr, ex-diretora de Inclusão Social e Racial do governo Barack Obama

O projeto paulistano Feminine Hi-Fi, voltado à representatividade da...

para lembrar

Mafalda, 50 anos de feminismo em tirinhas

A personagem de Quino convida à reflexão sobre o...

Vídeo mostra pai discutindo com médica para ver nascimento da filha

Caso aconteceu em Campos dos Goytacazes, no RJ. Pai da...

O primeiro-damismo voltou e junto com ele o assistencialismo

Desde a Constituição de 1988, que estabeleceu o Sistema...

Mc Soffia: “Todo tipo de racismo só me fortalece”

Apesar da pouca idade, a cantora muito mais conteúdo...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=