Perfil do eleitor: Veja o que o brasileiro quer na hora de votar

Enquete do iG com 100 brasileiros mostra que eleitores de Dilma, Serra e Marina esperam posturas diferentes de seus candidatos


A questão de maior discordância se refere ao apoio de Lula. Entre os eleitores de Dilma, 78% consideram o endosso do presidente fundamental para decidir o voto, enquanto apenas 3% dos simpatizantes de Serra dizem o mesmo. Nenhum eleitor de Marina Silva (PV) ouvido pelo iG leva em conta o apoio do governante na hora de definir em quem vai votar.

Os adeptos da candidatura de Serra, por exemplo, demonstram maior preocupação em relação à experiência política dos candidatos. Entre os entrevistados, 88% por cento dos que votam no tucano acham importante que o futuro presidente já tenha ocupado outros cargos públicos anteriormente. Entretanto, menos da metade dos que vão votar em Dilma (41%) diz achar a questão relevante.

O índice com relação ao programa Bolsa Família, menina dos olhos do atual governo na área social, também é distinto: 92,7% dos eleitores de Dilma querem que o programa permaneça, ao passo que, entre os votantes de Serra, apenas 47% querem a sua manutenção.

Os eleitores de Serra demonstram menor engajamento em relação à reforma agrária e ao Movimento dos Sem-Terra (MST). Apenas 38,2% dos que votam no tucano consideram o tema fundamental. Em contrapartida, oito em cada dez apoiadores da petista esperam que ela defenda a causa e o movimento.

Já sobre formação acadêmica, 80% dos simpatizantes do tucano consideram importante que o candidato tenha ensino superior, enquanto 39% dos eleitores da petista acreditam que isso seja essencial para exercer a função.

O apoio às cotas raciais nas universidades públicas também colocam em lados opostos os grupos de eleitores. Metade dos eleitores da petista quer que a candidata defenda a ação, contra 14,7% dos eleitores do tucano.

Com relação ao patrimônio público, a maioria dos simpatizantes de Dilma (70%) diz achar importante que ela se comprometa a não privatizar empresas estatais. Apenas 40% dos eleitores de Serra dizem o mesmo.

Quanto ao salário mínimo, nove em cada dez eleitores de Dilma e também de Marina afirmam ser importante que o postulante à Presidência se comprometa a aumentar o benefício. Entre os tucanos, o índice é de 70%.
Fonte: Último Segundo

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=