Periferização Global

Observar os acontecimentos nos Estados Unidos, onde me encontrava em viagem na cidade de Washington, vizinho a Baltimore, epicentro das manifestações antirracista, vivenciar depois protestos em Nova York e, assistir de lá, pela TV, o massacre de professores em Curitiba, fizerem-me refletir que não basta hoje estar em Washington ou em Curitiba considerada exemplo de modelo de primeiro mundo. O distanciamento entre ricos e pobres, tem potencializado conflitos em qualquer território.

Por Maurício Pestana via Guest Post para o Portal Geledés

Os abismos econômicos e sociais não distinguem mais Europa de África, superpotência ou país em desenvolvimento. Vide os barcos abarrotados de africanos náufragos tentando desembarcar na Itália.  O que estamos vivenciando é uma periferização do Planeta onde mazelas sociais tem sido equivalentes em todos os cantos.

Algo que décadas atrás era visto como conflitos tipicamente de países “periféricos”, explosão de protestos, interpretado pela grande mídia como “vandalismo”, na verdade são sinais de um novo tempo em que, a rapidez de imagens não aponta o centro do problema que é uma crise mundial, fundamentalmente, econômica e social remodelando alguns e reforçando outros valores tradicionais e conservadores.

O apodrecimento de um modelo econômico forjado há mais de um século estruturado em duas vertentes, capital e exploração do trabalho, não conseguem se adaptar ao cenário do século 21, onde automação substituindo a força de trabalho por meios tecnológicos, e o capital retroalimentando de si mesmo no “antro” do mercado financeiro, se desvincula cada vez mais da produção e, por conseguinte do desenvolvimento econômico e humano das massas trabalhadoras que, se vêem cada vez mais alijada de direitos.

Não há mais fronteiras para essa realidade, seja nos países pobres ou ricos. As indignações a despeito das gritantes desigualdades em ricos e pobres, brancos e negros acontecem em todos os lugares o tempo todo em nosso tempo. Um novo modelo, a que surgir, pois, se não, Babilônia, deixará de ser apenas título de novela ou de uma cidade esquecida na historia e se instituirá como uma realidade global.

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

Os coxinhas das periferias, por Willian Novaes

As periferias de São Paulo andam cada vez mais...

Longe do “padrão FIFA”, jovens da periferia de 20 países se encontram no Mundial de Futebol de Rua

Dodô Calixto Evento em SP propôs diálogo e solidariedade de...

A periferia liberal e os riscos da disputa narrativa “dos pobres”

Cruzada narrativa sobre "os pobres" é intelectualmente desestimulante, academicamente...

As injustiças climáticas atingem as mulheres negras e periféricas

A ideia, propagada durante a pandemia de covid-19, de que "não estamos todos no mesmo barco", se aplica perfeitamente à noção daquilo que advogamos...

Itaú Cultural Play exibe para todo o Brasil programação oficial da 16ª edição do Festival Visões Periféricas

De 2 a 8 de março, a Itaú Cultural Play disponibiliza em seu catálogo, com exclusividade, 10 filmes da programação oficial da 16ª edição...

Cultura- Desafio cotidiano da periferia negra

A Economia da Cultura é responsável por mais de 5% do PIB no mundo, segundo dados do Banco Mundial. Aqui no Brasil, o IBGE,...
-+=