Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2022: Sueli Carneiro

Enviado por / FonteDo Prêmio Jabuti

Sueli Carneiro [*1950] é a primeira Personalidade Literária do Prêmio Jabuti não proveniente do Eixo Literatura. Em 2022, a organização da premiação, que chega em sua 64ª edição, se deu conta de que a personalidade homenageada não teria de ser obrigatoriamente ficcionista, uma vez que o conceito de literatura é, por definição, mais amplo que a ficção apenas.

Sueli se declara “uma intelectual orgânica”, e sua obra comprova toda a organicidade de seu pensamento. Em confronto aberto com os nós históricos de uma sociedade que se declara democrática, harmônica e mestiça em vez de engendradamente racista, ela encontrou em Michel Foucault as ferramentas teóricas para confrontar esse delírio.

Ao atender a chamada da Câmara Brasileira do Livro, Sueli se disse “não escritora”. Ela também achava que apenas ficcionistas poderiam receber a homenagem. É fato comprovado que as pessoas mais merecedoras do título de Personalidade Literária, ao se verem diante da formalização do convite, hesitam, pensam duas vezes, para depois se verem refletidas na longa linhagem dos pensadores e pensadoras que fazem da letra dura da literatura o modo de mais corajosamente pensarem o Brasil.

Depois de aceitar, ela declarou que subirão ao palco da solenidade de entrega do título todas as suas interlocuções e todas as suas parcerias, entre as quais se contam Milton Santos, Lelia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Octavio Ianni, Boaventura de Souza Santos, para citar apenas algumas. Como tudo o que é orgânico, o pensamento de Sueli Carneiro aposta no coletivo, na junção, na caminhada em família, em grupo para, finalmente, pensarmos numa caminhada em sociedade, uma vez desfeitos todos os atentados históricos à liberdade e à inclusão de todas as forças que configuram nosso país, nossa casa no mundo.

Diante da figura lunar de Sueli Carneiro, a Personalidade Literária de 2022 é então concedida a uma doutora em filosofia e educação que trabalha em todas as frentes possíveis para incrementar e fazer reconhecer a representatividade negra na produção de conhecimento. Militante feminista e antirracista, coordenadora executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra, editora do Portal Geledés, presidenta do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá Para Equidade Racial – estas são apenas algumas de tantas outras atribuições e conquistas da homenageada. 

O Prêmio e a Câmara Brasileira do Livro têm na Personalidade Literária de 2022 a intelectual mais indicada para abrir um novo caminho. Visto que Sueli, de tão orgânica, não apenas indica a rota, mas inspira a fazer o trajeto em parceria.

Seja bem-vinda ao rol das homenageadas do Prêmio Jabuti, Doutora Sueli Carneiro!

+ sobre o tema

12/05 – Sueli Carneiro e Cuti autografam seus livros na Livraria Martins Fontes

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes...

Epistemicídio

Muitas são as razões que advêm de uma realidade...

Miscigenação – Sueli Carneiro

A miscigenação racial presente em nossa sociedade vem se...

Pobreza tem cor no Brasil, por Sueli Carneiro

Pobreza tem cor no Brasil. E, existem dois Brasis. Por...

para lembrar

De quarentena em casa? Videoteca da UFPR permite conhecer intelectuais negros e temáticas raciais

Conhecer as temáticas étnico-racionais do Brasil está no alcance...

52ª “Ocupação” homenageia Sueli Carneiro

Referência do feminismo negro no Brasil, Sueli Carneiro é...

Conceição Evaristo, a intelectual do ano

Quando Conceição Evaristo me vem à memória fico feliz,...
spot_imgspot_img

Conheça Abdias do Nascimento, o novo nome no livro de ‘Heróis do Brasil’

Nascido no dia 14 de março de 1914, na cidade de Franca, em São Paulo, Abdias do Nascimento foi um jornalista, escritor, ator e político...

Gênero e reparação histórica na Guiné-Bissau e Além: entrevista com a intelectual Joacine Katar Moreira

No ano da celebração do 50º Aniversário da Independência da Guiné-Bissau, o Sesc Pompeia e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP...

Jornal pioneiro contra racismo deu voz a movimento negro há 100 anos

Há 100 anos, a criação de um jornal na cidade de São Paulo deixava marcas com o pioneirismo em relatos contra o racismo e a ampliação...
-+=