Pesquisa da UFMG identifica mais de 71 bebês com anticorpos para a Covid-19 em Minas Gerais

Enviado por / FontePor Thaís Leocádio, G1

Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identificou 71 bebês que nasceram com anticorpos para a Covid-19. De acordo com a professora Cláudia Lindgren, do Departamento de Pediatria da instituição, o objetivo do estudo é acompanhar o impacto no desenvolvimento infantil.

“A gente tem esperança de que os anticorpos possam proteger um pouco esses bebês, pelo menos por alguns meses. A presença dos anticorpos confirma que eles foram expostos à infecção durante a gestação. Por outro lado, a gente não sabe que tipo de repercussão a longo prazo isso pode ter no desenvolvimento deles”, explicou a coordenadora do trabalho.

No Brasil, também há outros casos de bebês que nasceram com anticorpos para a Covid-19 registrados em Santa Catarina, Bahia e Acre. Um caso em cada estado.

A confirmação dos anticorpos não é uma garantia de que o bebê é imune ao coronavírus.

A pesquisa está sendo realizada em cinco cidades: Contagem e Nova Lima, na Grande BH; Itabirito, na Região Central; Ipatinga, no Vale do Aço, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Professora Cláudia Lindgren coordena estudo que identificou 71 bebês com anticorpos de Covid-19 em Minas Gerais — Foto: Arquivo pessoal

Ao todo, são 250 postos de coletas distribuídos nesses municípios. Toda mãe que leva o bebê para fazer o teste do pezinho, na primeira semana após o parto, é convidada a participar. A coleta de dados começou no dia 19 de abril deste ano. Desde então, já foram testados 543 duplas de mãe e bebê.

“Não há muitos estudos em crianças e recém-nascidos com anticorpos transmitidos pela placenta que fale para nós se houve algum dano. O estudo quer responder se há necessidade de um acompanhamento maior ou não quando a mãe é contaminada pelo coronavírus na gravidez”, afirmou Cláudia Lindgren.

Uma surpresa

Ainda de acordo com a pesquisadora, a maior parte das mães monitoradas até agora não teve grandes complicações com a Covid-19 durante a gestação. “Temos o relato de uma mãe que passou pelo CTI, mas não foi intubada, além de outras três que também foram internadas. Mas todos os bebês estão bem e ainda são muito novinhos”, completou.

Pietro tem pouco mais de um mês de vida e já está contribuindo com a ciência brasileira. Ele nasceu em Contagem, no dia 20 de abril, e é filho da psicóloga Kênia Adams de Jesus, de 36 anos.

Bebês nascidos com anticorpos para Covid-19

Cidade Número de bebês
Contagem 27
Uberlândia 25
Ipatinga 14
Nova Lima 4
Itabirito 1
Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais

“Foi uma surpresa descobrir que ele tem os anticorpos! Em dezembro, ainda gestante, meu marido, meu filho mais velho – Henrique, de 2 anos – e eu tivemos contato com uma pessoa contaminada. Não fizemos o exame na época, mas cumprimos a quarentena e tivemos sintomas característicos, como perda do olfato e do paladar”, contou a mãe de Pietro.

A expectativa dos pesquisadores é testar 4 mil bebês no total. Não há impedimento na participação de mães que já foram vacinadas, basta ter tido o bebê em uma semana. Na mãe, é feita a retirada de sangue do dedo. No bebê, é aproveitado o material colhido no teste do pezinho.

“Nosso interesse é fazer bem rápido, essa é só a primeira etapa. A pesquisa maior envolve um acompanhamento de dois anos desses bebês que testaram positivo”, disse Cláudia.

O trabalho é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e a Universidade Federal de Uberlândia.

Kênia se dispôs a continuar participando das próximas fases. “Tudo é muito novo, no que pudermos contribuir, ficaremos muito satisfeitos!”.

+ sobre o tema

Fatima Oliveira – Um dilema brasileiro: a Saúde da Mulher na encruzilhada

Como espaço de concertação e definição de rumos, chegou...

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra SECRETARIA EXECUTIVA...

MP investiga denúncia de tráfico de órgãos na USP

Ricardo Senra O Ministério Público de São Paulo está investigando...

“Todos os meus amigos morreram do meu lado ” disse sobrevivente do virus ebola

Por:Sandy Iuke Medeiros No último dia 22 de julho, o...

para lembrar

Cuba: governador de Nova York firma acordo para importar vacina contra câncer de pulmão

Medicamento, desenvolvido após 15 anos de pesquisa, oferece a...

Tirando a Máscara

O Brasil já é conhecido por ser um dos...

‘Lentidão e descaso com os pobres’: como governos brasileiros reagiram a epidemias na História

Desde que foi "descoberto", o Brasil enfrentou várias epidemias,...

Fundação Tide Setubal fomenta pesquisa com foco no coronavírus

Desigualdades socioeconômicas e territoriais devem pautar trabalhos científicos em...
spot_imgspot_img

Vacinação contra HPV, principal causador de câncer de útero, passa a ser em dose única

A vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), principal causador de câncer de colo de útero, além de outros tipos, passa a ser em dose única. A ação foi anunciada...

Dengue: adolescentes de 12 a 14 anos já podem se vacinar no DF

Adolescentes de 12, 13 e 14 anos já podem receber a dose contra a dengue no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de...

Crianças de 10 a 11 anos serão as primeiras a vacinar contra dengue

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das vacinas contra a dengue. A pasta informou ainda que o lote inicial será...
-+=