Pesquisador lança livro que conta a história do povo africano e a evolução da negritude no Brasil

Hoje, dia 6 de março, o escritor e pesquisador Ademir Barros dos Santos lança o livro “África: nossa história, nossa gente” em Sorocaba. A cerimônia contará com uma roda de conversa sobre o tema “Autoestima negra x bullying”, sessão de autógrafos, apresentação do músico Carlos Madia e uma encenação teatral com os atores Vanessa Soares, Daiana Moura, Camila Rocha, Renata Ferraz e Marco Antonio Fera. O evento de lançamento acontece no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) do Campus Sorocaba da UFSCar e tem apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba (Secult).

por Lucas Montenegro de Sousa  via Guest Post para o Portal Geledés

“África: nossa história, nossa gente” é resultado de um projeto selecionado no concurso Ideias Criativas, da Fundação Cultural Palmares, cujo objetivo é promover a valorização da cultura afro-brasileira. O livro, segundo Ademir, procura atingir todo o público interessado na evolução da negritude, e por isso mesmo o autor prezou por uma linguagem acessível, “com a elegância possível, sem ser pedante ou excessivamente acadêmico”.

Editada pela Mirarte, a obra está dividida em três seções, conta o escritor, começando pela história da África, especialmente em seus aspectos sócio-filosóficos e culturais. Prossegue analisando a diáspora atlântica, sobretudo nas diferenças produzidas entre a negritude exportada e a que permaneceu no continente negro, enfatizando os embates com as nações que a escravizou; e encerra analisando a evolução da negritude no Brasil. “O livro pretende servir como apoio aos professores e demais formadores de opinião que pretendam tratar de negritudes de forma ampla ou, apenas, para cumprir a lei. Portanto, busca desmistificar algumas inverdades até agora postas como verdades absolutas no ensino oficial”, defende Ademir.

Para o pesquisador, a maior abertura ao diálogo na atualidade e a revisita histórica aos diversos tratamentos e processos de exclusão social aos quais os negros foram submetidos ao longo de muitos séculos trouxeram consigo uma força contrária a este movimento, produzindo atitudes discriminatórias que se difundem, inclusive, em nações que sequer se envolveram com a escravização africana, como a Rússia e Japão. “As possibilidades de maior discussão e de avanço social da negritude têm produzido reações adversas também recrudescidas e atingido locais inesperados”, pontua. Algo, por vezes, tão parte do cotidiano das pessoas, tão arraigado na cultura, “que há procedimentos racistas produzidos por racistas que sequer se sabem racistas”, enfatiza o autor.

O lançamento do livro será realizado também em outros nove municípios da região de Sorocaba. As rodas de conversa que compõem os eventos se propõem a dialogar abertamente com a comunidade e delas se pretende extrair pautas que possam ser adotadas e levadas adiante por meio de ações concretas. Em Sorocaba, a roda de conversa “Autoestima negra x bullying” terá como debatedores Ana Maria Souza Mendes, coordenadora do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab) da Universidade de Sorocaba (Uniso); Carlos Carvalho Cavalheiro, professor da rede municipal de Porto Feliz, pesquisador, folclorista, teólogo, escritor e mestrando em Educação pela UFSCar; José Rubens Incao, pesquisador pertencente à Academia Sorocabana de Letras e diretor da Biblioteca Infantil, representando a divisão de Patrimônio Histórico da Secult; e Maria Cristina Peres Vilas, representando a Secretaria de Educação de Sorocaba.

O evento de lançamento do livro “África: nossa história, nossa gente” tem início às 19 horas desta sexta-feira e a entrada é aberta a todos os interessados. A obra será comercializada no local a R$ 10, com um desconto de 70% sobre o preço de capa, que é de R$ 40. Contatos para aquisição do livro podem ser feitos pelos telefones (11) 2840-2044 e (11) 96382-5059. Na ocasião, Ademir Barros também apresentará dois livros de ficção de sua autoria, assinados sob o pseudônimo de Ed Mulato – “Restos” e “Dez Contos”, esse último com a capa desenvolvida pelo estudante Paulo Pistilli, da UFSCar. O Núcleo ETC da UFSCar fica na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, bairro Santa Rosália, Sorocaba.

Sobre o autor

Morador de Sorocaba há 42 anos, Ademir Barros dos Santos pesquisa e ensina sobre História e Cultura de matriz africana no Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab) da Universidade de Sorocaba (Uniso). Participa como colaborador na Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) “Formação de formadores para a educação das relações étnico-raciais”, coordenada no Campus Sorocaba da UFSCar pela professora Rosana Batista Monteiro, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), e na disciplina optativa “Relações étnico-raciais e educação” do curso de Pedagogia, como membro do movimento social negro de Sorocaba. Ademir integra ainda o grupo de estudos e pesquisa “Educação, Territórios Negros e Saúde” (ETNS) da UFSCar, liderado por Rosana.

– Matéria produzida por Lucas Montenegro, da Seção de Comunicação Social do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Realeza Africana: 8 belas princesas negras

A mídia gosta de relatar acontecimentos da realeza europeia,...

Bolsa Família é modelo para programa que atende cinco mil famílias em Nova York

Além dos EUA, Honduras, El Salvador, Gana, Quênia e...

Apresentador Komla Dumor da BBC morre aos 41 anos

    Komla Dumor, prestigioso apresentador da BBC World News, morreu...

Parlamento alemão lembra vítimas do genocídio em Ruanda

Merkel e o ministro do Exterior, Frank-Walter Steinmeier,...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=