Petrobrás será comandada pela primeira vez por uma mulher

Mantega indicará Graça Foster para comandar Petrobras, diz empresa

Proposta deverá ser apreciada em reunião do conselho em 9 de fevereiro.

Colunista Cristiana Lôbo noticiou, no sábado, a saída de Gabrielli.

A Petrobras, por meio de comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), informou nesta segunda-feira (23) que o presidente do Conselho de Administração da companhia, Guido Mantega, indicará a atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a estatal, em substituição a José Sergio Gabrielli.

O nome de Graça Foster, como a executiva é conhecida, deverá ser apreciado pelos membros do conselho, em reunião que acontece no próximo dia 9 de fevereiro.

Na chegada ao Ministério da Fazenda nesta segunda, o ministro Mantega não quis comentar a indicação, e afirmou apenas que “o fato relevante é bastante explicativo”.

No final de semana, a colunista do G1, Cristiana Lôbo, já adiantara que Gabrielli deixaria o comando da estatal. O executivo está na presidência da empresa desde julho de 2005. Antes, Gabrielli ocupava a diretoria Financeira da estatal.

Segundo a Petrobras, Graça Foster, ex-presidente da Petroquisa e da Petrobras Distribuidora, “está à frente da área de Gás e Energia da Petrobras desde setembro de 2007, quando se tornou a primeira mulher a assumir uma diretoria da companhia”.

Em 2010, o jornal inglês “Financial Times” apontou Graça Foster como uma das 50 executivas mais poderosas do mundo. A executiva também teve o nome cogitado, naquele ano, para assumir um ministério no governo de Dilma Rousseff.

Casada e mãe de dois filhos, entre 2003 e 2005 Graça Foster, 58 anos, foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, então comandado pela presidente Dilma Rousseff. (Veja perfil da executiva no vídeo ao lado).

Leia a íntegra da nota:

“Esclarecimento sobre Noticias: Alteração na Diretoria Executiva

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2012 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras esclarece sobre notícias divulgadas na imprensa acerca de possíveis alterações na Diretoria Executiva.

A Companhia informa que o Conselho de Administração é o órgão responsável pela eleição de seu presidente. O Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Sr. Guido Mantega, já manifestou que vai encaminhar como proposta a ser apreciada na próxima reunião do mesmo, a se realizar dia 9 de fevereiro próximo, a indicação da atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a Petrobras.

Uma vez o assunto em questão seja aprovado pelo Conselho, a Companhia dará ampla divulgação do fato.”

 

Materias relacionadas:

Gabrielli avisa ao mercado que deixa Petrobras e vem para a Bahia

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Funai alerta para risco de genocídio de índios isolados no Acre

Por: João Fellet O avanço da exploração econômica na...

“É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”

Quem ama as liberdades democráticas que se mire em...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Peritos das Nações Unidas avaliam condições de vida dos africanos em Portugal

Por: António Pereira Neves Genebra, 14 mai...

para lembrar

As primeiras nomeações do novo Procurador-geral da República

    Através da portaria no 646 de ontem,...

São Paulo de Kassab: Cidade em crise

Índices de desaprovação de Kassab evidenciam o esgotamento de...

Até quando a sabotagem conservadora poderá resistir?

por Saul Leblon A Folha quer ser...

Pastor pede R$ 21 milhões a fiéis para pagar multa da igreja

Com voz chorosa e cabisbaixo, Valdemiro Santiago iniciou...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=