Pinacoteca abre exposição só com obras de artistas negros

Qual a exposição? “Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca”, com curadoria de Tadeu Chiarelli, diretor geral da Pinacoteca.

Do Arte Ref

Quem são os artistas? Estão em exposição trabalhos de Arthur Timótheo da Costa, Mestre Valentim, Antonio Bandeira, Rubem Valentim, Jaime Lauriano, Rosana Paulino, Rommulo Vieira Conceição, Paulo Nazareth, Firmino Monteiro e Flavio Cerqueira.

O que terá a mostra? A mostra pretende dar visibilidade a coleção de obras do museu de artistas negros ao mesmo tempo em que valoriza o legado destes artistas. São 106 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações que traçam perfis diferentes da produção artística de afrodescendentes no Brasil do século XVIII até hoje.

Sobre o espaço: A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil, sendo o mais antigo a tratar de arte na capital paulistana (fundado em 1905). Prosseguindo as novas consolidações do museu, no ano de 2004 a Pinacoteca incorpora o edifício Largo General Osório, que, originalmente, abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocaba. O edifício foi totalmente reformado e passa a chamar-se Estação Pinacoteca, recebendo parte do extenso programa de exposições temporárias do museu.

Período expositivo: De 12 de dezembro de 2015 a 17 de abril de 2016.

Firmino Monteiro - Bandeira do Divino, 1884 - oléo sobre tela
Firmino Monteiro – Bandeira do Divino, 1884 – oléo sobre tela

Em comemoração aos seus 110 anos, a Pinacoteca apresenta ao público obras de seu acervo assinadas por importantes artistas brasileiros afrodescendentes. Existente desde 1905, somente em 1993, a Pinacoteca teve seu primeiro diretor negro, Emanoel Araújo, que ficou no cargo até 2002. A proposta do novo diretor e curador da exposição, Tadeu Chiarelli, é retomar as contribuições feitas por Emanoel, dar visibilidade e valorizar o legado destes artistas.

Flavio Cerqueira - Antes que eu me esqueça, 2013 - pintura eletrostática sobre bronze, espelho e madeira
Flavio Cerqueira – Antes que eu me esqueça, 2013 – pintura eletrostática sobre bronze, espelho e madeira

As mais de 100 obras traçam uma importante reflexão sobre a presença de artistas negros na coleção do museu, ampliada recentemente. “Com a entrada para o acervo da Pinacoteca de trabalhos de jovens artistas brasileiros negros, surgiu a ideia de formular uma exposição que os articulassem em relação àqueles já existentes no acervo. É uma forma da Instituição refletir sobre parte de sua história e, ao mesmo tempo, rever obras produzidas por artistas afrodescendentes já existentes no acervo, à luz dos recém-chegados”, explica Chiarelli.

Arthur Timótheo da Costa - Autorretrato, 1908 - óleo sobre tela
Arthur Timótheo da Costa – Autorretrato, 1908 – óleo sobre tela

As obras estão divididas em três conjuntos e dispostas de acordo com a familiaridade dos temas ou territórios: Matrizes Ocidentais, Matrizes Africanas e Matrizes Contemporâneas, traçando perfis diferentes da produção artística de negros no Brasil do século XVIII até hoje. Entre os trabalhos em exposição está o Autorretrato produzido em 1908 por Arthur Timótheo da Costa e doado para a Pinacoteca em 1956. Ou seja, foi só 51 anos após sua inauguração que a Pinacoteca teve sua primeira obra de um artista negro.

Pinacoteca abre exposição só com obras de artistas negros
Estação Pinacoteca – São Paulo (São Paulo)
Largo General Osório, 66 – Luz
(011) 3335-4990
www.pinacoteca.org.br
Este evento vai do dia 12/12/2015 ao dia 17/04/2016, mas apenas Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado
Horário: Terça a domingo das 10h às 17h30 – com permanência até às 18h
Preço: R$6 (inteira) e R$ 3 (meia)

+ sobre o tema

Os olhares de enfado das filhas de Obama tornaram-se assunto de Estado

"Queridas Sasha e Malia, percebo que estão ambas naqueles...

15 filmes para ver e refletir

Raça Brasil selecionou grandes filmes estrangeiros que trazem o...

para lembrar

Igrejas negras americanas crescem e figuram como referência na evangelização

Atualmente a importância da igreja negra americana tem crescido...

Beleza Negra: a noite em que todos somos deuses do ébano

Concurso que elege rainha do carnaval do Ilê Aiyê...

Liniker: ‘O afeto é uma força política necessária’

Três anos (e três turnês na Europa) depois do...
spot_imgspot_img

Ilê Aiyê meio século de luta, beleza e resistência

O mais belo dos belos está aniversariando. São 50 anos de história. Meio século de luta, resistência, dança, música, arte e negritude. O Bloco...

Halloween ou Saci? Entenda como celebração chegou ao Brasil e qual a relação com o folclore

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é celebrado nesta quinta-feira (31). Mas você sabia que este também é o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro? Para Fábio...

‘Celebração e luta’: Alesp homenageia entidades do movimento negro de SP em sessão solene

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou na noite desta sexta-feira (1º) uma sessão solene para homenagear 55 entidades do movimento negro que promovem a...
-+=