Piracicaba – Violência da PM em ações na periferia gera revolta

No início da noite da última sexta-feira, dia 10 de fevereiro, mais um confronto entre moradores e policiais ocorreu no bairro Bosques do Lenheiro, localizado na periferia de Piracicaba – SP.

Segundo moradores, a polícia tem agido com excesso de violência nas ações realizadas nas últimas semanas. O primeiro confronto ocorreu no dia 08, quarta-feira, quando a PM iniciou uma perseguição atrás de um passat com adolescentes que, segundo a versão dos policiais, conduziam o veículo em alta velocidade.

Os adolescentes foram encurralados numa esquina e, segundo testemunhas, abordados de forma agressiva. Um família, reunida em frente uma residência próxima ao local, acompanhou a abordagem e tentou intervir mas também sofreu retaliações por parte dos policiais. Pelo menos três jovens de 18, 21 e 23 anos – dois deles casados e um prestes a ser pai – foram presos sob alegação de “desrespeito a autoridade”. As famílias dos jovens negam essa versão e alegam que os jovens, trabalhadores e moradores no bairro há mais de 10 anos, interviram de forma pacífica. Para dispersar a população que se aproximava, a PM usou bombas de gás lacrimogênio, gás pimenta e balas de borracha.

Além dos jovens, os três adolescentes que estavam no passat também foram presos.

Dois dias depois, na sexta-feira, dia 10, a polícia voltou. Dessa vez, de forma mais violenta. Rosilene, casada, funcionária pública, mãe de três filhos e moradora do bairro há 7 anos, relata que os policiais chegaram escondendo a identificação e atirando bombas nas casas, obrigando as famílias a buscarem refúgio na residência de vizinhos.

Fabiana, outra moradora que reside no bairro há 11 anos e mãe de 4 filhos, testemunhou uma agressão a um idoso, em frente um supermercado. Um senhor de cerca de 70 anos, indignado, ao questionar um policial quanto a atuação da PM, foi atingido por um murro. O policial alegou “desacato a autoridade”. O idoso perdeu o equilíbrio e caiu. Fabiana, ao abaixar para socorrê-lo, foi ameaçada por outros três policiais que sacaram armas e apontaram para eles.

Outros moradores relataram violência corporal e verbal. Além de baterem em crianças, adolescentes e mulheres e utilizarem armas de efeito moral, os policiais ainda fizeram ameaças de morte a população local e recolheram câmeras que estavam registrando o conflito.

Dois moradores da mesma família foram detidos, acusados de tráfico de drogas. Há relatos de que esse flagrante tenha sido forjado.

Tanto na quarta quanto na sexta-feira, houve confronto entre os/as moradores e a PM: pedaços de paus e pedradas foram utilizados como defesa contra as balas de borracha e cassetetes. Um ônibus acabou sendo utilizado como barricada e foi incendiado. A antiga base da PM no bairro também foi atacada. Os moradores relatam ainda que o Jornal de Piracicaba foi impedido de acompanhar as ações.

Entre os/as entrevistados/as, todos/as se mostraram revoltados com a violência das ações por parte da polícia militar. Mulheres e crianças estão amedrontadas/os e indignadas/os com a situação. Jovens e adolescentes mostraram-se revoltados/as e prometeram confronto se a polícia continuar com abordagens violentas.

 

 

Fonte: CMI

+ sobre o tema

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

para lembrar

O Fantasma do Estado: Genocídio e Necropolítica

Em “The Signature of the Sate”, Veena Das discute...

“Branco sai, Preto Fica” tematiza violência policial e racismo na Ceilândia

Por: Neusa Barbosa A repressão policial a um baile black...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=