Plano de aula: A África que você não vê na Tv

Enviado por / FontePortal do Professor

Autor Valéria Silva Neri
BRASILIA – DF
Universidade de Brasília

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental InicialPluralidade CulturalPluralidade e educação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A África que você não vê na Tv. Nessas aulas o aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África, suas lendas, suas músicas, culinária, brincadeiras, etc. e suas influências na nossa cultura. O objetivo é mostrar para o aluno que a África não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escravidão, como aborda alguns livros didáticos. Dessa forma o aluno terá uma visão mais ampla e conciente das nossas raízes culturais.

Duração das atividades

Serão 4 aulas com duração média de 1 hora cada. Essas aulas poderão ser feitas próximo a semana da consciência Negra.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o professor esteja trabalhando esse tema paralelemente em outras matérias como História e Geografia, por exemplo.

Estratégias e recursos da aula

Diversidade e Preconceito

A 1ª aula:

Nessa aula o professor levará os alunos para a sala de vídeo para mostrar um DVD sobre brincadeiras, músicas e mitos de orígem africana.

O professor poderá escolher, preferencialmente, os episódios 02, 03 e 04.

Episódio 02: Bichos da África 1 e 2.

Episódio 03: Capoeira, Jongo e Maracatú e Os Reizinhos do Congo.

Episódio 04: Contos Africanos e Como as Histórias se Espalharam pelo Mundo.

Como os episódios são curtos, é possível assistir todos em uma única aula.

Dvd´s: Livros Animados ( produção: A cor da cultura).

2ª aula:

O professoar organizará a turma em círculo para criar um clima mais agradável. Nessa aula o professor apresentará histórias infantis, como Menina Bonita do Laço de Fita entre outras. Esse momento de contação de história pode durar em média 35 a 40 min. de aula. No segundo momento o professor dividirá a turma em 4 ou 5 grupos de acordo com os temas a serem trabalhados. Os temas serão os seguintes: histórias da África, músicas e danças africanas, culinária africana, objetos e vestimentas de orígem africana, entre outros (a critério do professor e/ou interesse dos alunos).

3ª aula:

Os grupos se reunirão para discutir sobre o tema a ser abordado. O professor deverá trazer material de apoio para as crianças, como CD’s, revistas com figuras sobre cada tema, etç. Além disso o professor deverá auxiliar cada grupo para a montagem das apresentações.

4ª aula:

Nessa última aula os grupos apresentarão seus trabalhos, dentro dos respectivos temas. Essas apresentações poderão ser com cartazes, fotos, teatro, entr outros.

O grupo que ficar responsável por apresentar as comidas típicas, por exemplo, poderá trazer um prato típico da África ou uma receita de orígem africana para compartilhar com a turma.

O grupo que ficar responsável por as danças típicas poderá apresentar uma pequena roda de capoeira, e asssim por diante. Essas apresentações ficarão a critério da criativaidade e da disposição da turma e do professor.

Professor, o objetivo dessas aulas é fazer com que os alunos percebam a importância da cultura africana, sua diversidade, sua beleza. Esse processo deve ser contínuo, de forma que os alunos se familiarizem e se sintam como parte dessa cutura. Para isso o educador deve estar sempre incluíndo no cotidiano escolar elementos dessa cultura; seja nas brincadeiras, nas histórias infantis e até mesmo no modo de ensinar matérias curriculares como História e Geografia. Tudo isso contribuirá para o respeito as diversidades e para a valorização das nossas raízes históricas.

Recursos Educacionais
NomeTipo
Diversidade e PreconceitoÁudio
Recursos Complementares
Avaliação

Não haverá avaliação escrita.O professor avaliará a participação e o empenho dos alunos.

+ sobre o tema

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Ser menina na escola: estamos atentos às violências de gênero?

Apesar de toda a luta feminista, leis de proteção às mulheres, divulgação de livros, sites, materiais sobre a valorização do feminino, ainda há muito...

Como a educação antirracista contribui para o entendimento do que é Racismo Ambiental

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro mês do ano ficou marcado pelas tragédias causadas pelas...

SISU: selecionados têm até quarta-feira para fazer matrícula

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula...
-+=