Preconceito – Conhecimento vence opressão

SAO PAULO – SP
Universidade de São Paulo

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental FinalPluralidade CulturalDireitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Preconceito – Conhecimento vence opressão visa discutir sobre o preconceito e suas raízes na cultura brasileira partindo da abolição no Brasil; Aprender sobre o que o Código penal diz sobre racismo. Discutir o artigo 5º da Constituição Brasileira.

Duração das atividades

Uma seqüência de atividades de 6 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Descobrir o que os alunos sabem sobre a abolição da escravatura. Discussão sobre histórias de preconceito que os alunos conhecem. Verificar qual o conhecimento dos alunos sobre a lei em relação à discriminação.

Estratégias e recursos da aula

Diálogos contra o Racismo

Orientações ao professor

  • É fundamental que o professor estabeleça combinados com a classe para discutir o tema, para que não haja constrangimento entre eles.
  • Converse com os alunos que o disparador para a discussão do tema em pauta serão alguns vídeos de uma campanha chamada: Onde você guarda o seu racismo, que demonstra vários depoimentos sobre racismo.
  • A cada depoimento debata com os alunos suas opiniões, reflexões, o momento de debate:compartilha, suscita, desafia o aluno a pensar sobre as questões propostas. Estabeleça combinados para que cada um possa se expressar e todos possam ouvir.
  • Levante com os alunos filmes, músicas e livros que conhecem que abordam o tema, estimule que as fontes de pesquisa sejam utilizadas. Para tal, professor, tenha uma lista para repertoriar os alunos. Seguem algumas sugestões.
    Estimule os alunos a lerem as histórias sobre o tema, jornais e trocarem suas impressões sobre os mesmos.
    Caso seja possível, utilize os recursos de internet para enriquecer as pesquisas, troca de e-mail para uma entrevista com algum pesquisador sobre discriminação racial, um advogado que pode esclarecer dúvidas legais, etc.
    É fundamental que o professor assista novamente cada um dos filmes elencados pelos alunos para análise. Faça um registro de suas impressões e reflexões para se necessário fortalecer o debate entre os alunos.

Seqüência didática:

1. Discutir sobre a abolição, a escravidão e as conseqüências históricas desta fase para a população brasileira afro-descendente como recurso utilize http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10014/me003992.wmv

xxxx

A abolição: parte I

2. Lançar questões para pesquisa tais como:

– O que é Intolerância?
– O que é Xenofobia?
– O que é Preconceito?
– O que é Estereótipos?
– O que é Apartheid?
– O que é Discriminação?
– O que é Racismo Aberto e Oculto?

3. Faça uma seleção de filmes e peça para em casa o aluno assistir e relatar por escrito, como o racismo e o preconceito se manifestam no filme. Como os alunos poderão escolher filmes diferentes, isso pode estimular uns aos outros a também assistirem o filme relatado pelo colega. Depois na sala de aula, peça para os alunos que assistiram aos mesmos filmes se reunirem e debaterem no pequeno grupo, seus registros e relacionar com os termos estudados na pesquisa. Os alunos devem posteriormente socializar a opinião do grupo e suas reflexões com a classe toda.

4. Peça para os alunos fazerem uma pesquisa de quantos empregados domésticos há nas novelas e quantos destes são negros e produzam uma tabela e um gráfico; Debata sobre a situação do negro no mercado de trabalho. Os alunos podem pesquisar artigos sobre o assunto na Internet e socializar as descobertas.

5. Discutir sobre a relação pobreza e discriminação racial.

6. Apresente o 5º Artigo da Constituição Brasileira e discuta seu significado para nossa sociedade.http://www.culturabrasil.org/artigo5.htm

7. Discutir as punições para a discriminação no Código Penal.

8. Tocar a música- Dias Melhores do grupo Jota Quest e conversar com os alunos sobre medidas efetivas que eles podem adotar para combater o racismo na escola e na comunidade.

9. Lançar uma campanha contra o preconceito na escola e na comunidade.

10. Divida a classe em grupos e peça que cada equipe prepare uma forma de denunciar o preconceito, podem ser elaboração músicas ou paródias, representação de trechos de filmes, peça teatral, uma poesia, etc.enfim um Festival contra o preconceito. Convide a comunidade e faça uma ciclo de debates entre a comunidade escolar e do entorno.

Dica: Caso o professor queira pode publicar um blog sobre o tema no qual os alunos podem ser responsáveis por alimentar as informações.

Preconceito - Conhecimento vence opressão
Preconceito – Conhecimento vence opressão

Sugestão de filmes que abordam a temática estudada:

  1. Homens de Honra
  2. O xadrez das cores- disponível no site http://portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2932
  3. A Incrível História da Mulher que Mudou de Cor http://portacurtas.uol.com.br/pop_160.asp?cod=1934&exib=324
  4. Quase Deuses
  5. La Amistad
  6. Crash no limite
  7. Quanto vale ou é por quilo?
  8. Cronicamente inviável
  9. Malcolm X
  10. Tempo de matar
  11. Duelo de Titãs
  12. A outra história americana
  13. Cidade de Deus
  14. Diamante de sangue
  15. Escritores da Liberdade
  16. Ao mestre com carinho

Músicas

Racismo é burrice- Gabriel Pensador http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/137000/
Dias melhores Jota quest- http://vagalume.uol.com.br/jota-quest/dias-melhores.html

É imprescindível que o professor assista ao filme antes de indicá-lo para verificar se ele é apropriado para seus alunos.

Fazer uma pesquisa prévia sobre quantos alunos conheciam sobre: Os termos estudados; Os artigos do Código Penal e da Constituição Brasileira Realizar um debate sobre o tema e perceber o quanto os argumentos dos alunos apresentam conteúdos mais concisos.

Fonte: Portgal do Professor

  • « Plano de Aula: A história local dos afro-descende…
  • Plano de Aula – Africanidade: Representação crí… »

+ sobre o tema

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a...

Leia: Pedagogias Hip-Hop e as culturas juvenis nas escolas

Com o objetivo de dialogar com estudantes e profissionais...

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino...

para lembrar

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Quando usar vírgula? A vírgula é um dos elementos...

Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar

Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar...

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário de A...
spot_imgspot_img

Estudantes têm até as 23h59 desta sexta para fazer a inscrição no Enem

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23 horas e 59 minutos (no horário de Brasília)...

Festival LED: Projeto SETA participa de mesa dedicada ao debate sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas

No dia 14 de junho (sábado), a partir das 14h, o “Festival LED – Luz na Educação”, realizado no Museu do Amanhã, promoverá a...

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a prorrogação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Inicialmente programadas para...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.