Consciência Negra. A professora usará um telefone de lata para chamar a atenção dos alunos para a comunicação entre Luci personagem brasileira e Xhosa menino africano que mora na Namíbia . Após os alunos perceberem que escutamos o que o outro diz no telefone de lata, a professora contará a história e mostrará cartazes com as ilustrações do livro. A menina Luci atira um telefone de lata no telhado, um tempo depois começa a se comunicar com Xhosa um menino africano que conta a ela como vivem os africanos, seus hábitos,costumes, suas histórias… Luci passa então, a se interessar pelo continente africano e começa juntamente com seus pais(Ilda e Luiz) a pesquisar sobre a sagrada mãe África.
2) Produção textual: Os alunos produziram uma história coletiva para o menino Xhosa como é viver no Brasil, o que as crianças gostam de brincar, o que fazem nas horas de folga, como estudam nas escolas, o que aprendem, que animais temos aqui…
2.1) objetivos: Produzir um texto coletivo para comunicar-se com o menino africano;
Ler o texto para os colegas para que cada grupo compreenda o que contou e corrija coletivamente as ideias;
2.2) organização da turma:Em grupos de cinco alunos;
2.3) organização dos materiais:Folhas pautadas,lápis, borracha…
2.4) desenvolvimento:Cada grupo escreverá para o menino africano como é viver no Brasil e após apresentarão para os colegas seu texto para que os grupos entendam o que cada grupo escreveu;
3) Jogo: Jogo de provérbios folclóricos ( brasileiros e africanos)
3.1) objetivos:Compreender que as frases são cadeias linguísticas, compostas por sequencias de palavras, através das quais transmitimos nosso pensamentos
3.2) organização da turma: Em grupos cada grupo receberá um provérbio em um cartão;
3.3)desenvolvimento: O professor lê um provérbio africano”Quem brinca com cão levanta-se com pulgas”(provérbio da Ilha de São Tomé), separando oralmente cada palavra da frase. Após os alunos lerão seus provérbios contando o número de palavras que compõe cada cartão.
4) Sistematização:
4.1) objetivos: Identificar os adjetivos no grupo de palavras;
Conceituar adjetivos juntamente com os colegas e a professora;
4.2) organização da turma: Em grupos de cinco alunos;
4.3) organização dos materiais:Cada grupo receberá fichas com um grupo de palavras;
4.4) desenvolvimento: Cada grupo receberá uma ficha com um conjunto de palavras e deverá descobrir qual é a palavra intrometida:
mesa,velho,livro,cadeira
africano,ferro,sofá,porta maravilhoso
escova,caneta,porta,brasileira
óculos,africano,pente,escova
Perguntas realizadas pela professora:
a)O que as palavras intrometidas de cada grupo africano, brasileira, velho e maravilhoso têm em comum?
b) Estas palavras dão qualidade a que? A quem?
c) Como podemos construir juntos uma regra para estas palavras?