Plano de aula – Gênero de diversidade

Enviado por / FontePortal do Professor

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Gênero de diversidade, visa conhecer e utilizar ferramentas de pesquisa na internet de maneira objetiva; Pesquisar conteúdos a serem trabalhados em sala, para desenvolver atitudes de aluno investigador; Ampliar conhecimentos a cerca das questões de gênero e favorecer conscientização para equidade; Conhecer a realidade da mulher e suas atribuições na sociedade brasileira e da sua comunidade local; Respeitar às diversidades nas formações familiares, opção sexual e desempenho de papéis sociais.

Autor:  Claudia de Medeiros Lima –

SALVADOR – BA –
ESCOLA LANDULFO ALVES –

Duração das atividades

10 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diálogo com os alunos sobre a realidade da sua família e comunidade nas questões de gênero e violência contra a mulher.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa
Diálogo com alunos sobre o que sabem a cerca do gênero masculino e feminino e fazer quadro comparativo identificando respostas de meninos e meninas. (Favorece a oralidade e o pensamento crítico)

2ª etapa
Elaborar ,a partir do diálogo estabelecido anteriormente, questionário para ser aplicado, pelos alunos, com familiares ou mulheres da comunidade local. (A aplicação do questionário além de favorecer a pesquisa entre as crianças, permite o trabalho com a leitura e a escrita)

3ª etapa
Discutir sobre respostas encontradas e opiniões sobe o assunto. (Permite expressão oral e desenvolvimento de atitude reflexiva)

4ª etapa
Dividir os alunos em duplas ou trios nos computadores e orientar a pesquisa objetiva na internet com a ferramenta wiki, tópicos sugeridos: Lei Maria da Penha; Violência contra a mulher; Mulher no mundo do trabalho; Direitos da mulher. Não tendo acesso a informática a pesquisa poderá ser realizada em jornais, livros ou revistas.

5ª etapa
Apresentação dos grupos sobre material pesquisado. (permite expressão oral e organização de sequência lógica de pensamentos, além de desenvolvimento da leiturae interpretação)

6ª etapa
Aulas expositivas sobre a história da mulher na sociedade brasileira, utilizando imagens de mulheres de outros séculos até o presente e destacando as heroínas brasileiras e mundiais ocultadas da nossa história: Ana Nery, Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Eva Péron, Joana D’Arc, Marie Curie, Simone de Beauvior, Wangari Maathai, entre outras. (favorece o conhecimento da nossa história vista por um outro ângulo, o da mulher, e também, valorização da mulher no desempenho de diferentes papéis sociais).

7ª etapa
Dividir os alunos em equipes de no máximo 4 alunos para elaboração de cartazes para exposição na escola sobre violência contra mulher, Lei Maria da Penha, Mulheres que fizeram história no mundo, no Brasil, na Bahia, em Salvador e na comunidade local utilizando fotografias e breve histórico dessas mulheres, Se preferir utilizar fotos das mães e das próprias alunas no tópico comunidade local. ( estímulo ao trabalho em grupo, contextualizao; e valorização da comunidade local).

8ª etapa
Criação de cartilha da mulher sobre os direitos das mulheres e dicas para denúncia de agressões domésticas, realizado pela turma junto com a professora. (podendo ser exposto na escola ou no blog da turma) ou mesmo ser apresentado o resultado do trabalho numa reunião com os pais, professores e comunidade escolar.

Recursos Complementares

Micros, Dvd, Jornais, revistas, livros, papel metro, fotografias

Avaliação

Avaliação procesual- participação, assiduidade, execução das tarefas individuais e em grupo, através de planilha elaborada com o s critérios descritos.

+ sobre o tema

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para...

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial,...

para lembrar

A merendeira e os biscoitos na escola

Dona Elvira era uma preta de formas generosas, tão...

Aluno não precisará mais de fiador para pedir crédito

ANGELA PINHODE BRASÍLIA PATRÍCIA GOMESDE SÃO PAULO Financiamento federal...

Quando entro numa escola, tenho a sensação momentânea de ser uma “celebridade” !!!!

Quando entro numa escola, tenho a sensação momentânea de...

Fundação Getúlio Vargas oferece cursos gratuitos na área de tecnologia

A área da tecnologia está em uma crescente considerável...
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado gratuitos da UnB

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), que visa preencher 33 vagas no mestrado e 40 no doutorado...

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 entregarem os documentos para...

Fundo Baobá e B3 Social lançam nova edição de edital de bolsas no exterior para estudantes negros

O Baobá - Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, lança a segunda edição do Programa Black STEM, iniciativa que concederá 3...
-+=