Plano de aula – Gênero de diversidade

Enviado por / FontePortal do Professor

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Gênero de diversidade, visa conhecer e utilizar ferramentas de pesquisa na internet de maneira objetiva; Pesquisar conteúdos a serem trabalhados em sala, para desenvolver atitudes de aluno investigador; Ampliar conhecimentos a cerca das questões de gênero e favorecer conscientização para equidade; Conhecer a realidade da mulher e suas atribuições na sociedade brasileira e da sua comunidade local; Respeitar às diversidades nas formações familiares, opção sexual e desempenho de papéis sociais.

Autor:  Claudia de Medeiros Lima –

SALVADOR – BA –
ESCOLA LANDULFO ALVES –

Duração das atividades

10 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diálogo com os alunos sobre a realidade da sua família e comunidade nas questões de gênero e violência contra a mulher.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa
Diálogo com alunos sobre o que sabem a cerca do gênero masculino e feminino e fazer quadro comparativo identificando respostas de meninos e meninas. (Favorece a oralidade e o pensamento crítico)

2ª etapa
Elaborar ,a partir do diálogo estabelecido anteriormente, questionário para ser aplicado, pelos alunos, com familiares ou mulheres da comunidade local. (A aplicação do questionário além de favorecer a pesquisa entre as crianças, permite o trabalho com a leitura e a escrita)

3ª etapa
Discutir sobre respostas encontradas e opiniões sobe o assunto. (Permite expressão oral e desenvolvimento de atitude reflexiva)

4ª etapa
Dividir os alunos em duplas ou trios nos computadores e orientar a pesquisa objetiva na internet com a ferramenta wiki, tópicos sugeridos: Lei Maria da Penha; Violência contra a mulher; Mulher no mundo do trabalho; Direitos da mulher. Não tendo acesso a informática a pesquisa poderá ser realizada em jornais, livros ou revistas.

5ª etapa
Apresentação dos grupos sobre material pesquisado. (permite expressão oral e organização de sequência lógica de pensamentos, além de desenvolvimento da leiturae interpretação)

6ª etapa
Aulas expositivas sobre a história da mulher na sociedade brasileira, utilizando imagens de mulheres de outros séculos até o presente e destacando as heroínas brasileiras e mundiais ocultadas da nossa história: Ana Nery, Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Eva Péron, Joana D’Arc, Marie Curie, Simone de Beauvior, Wangari Maathai, entre outras. (favorece o conhecimento da nossa história vista por um outro ângulo, o da mulher, e também, valorização da mulher no desempenho de diferentes papéis sociais).

7ª etapa
Dividir os alunos em equipes de no máximo 4 alunos para elaboração de cartazes para exposição na escola sobre violência contra mulher, Lei Maria da Penha, Mulheres que fizeram história no mundo, no Brasil, na Bahia, em Salvador e na comunidade local utilizando fotografias e breve histórico dessas mulheres, Se preferir utilizar fotos das mães e das próprias alunas no tópico comunidade local. ( estímulo ao trabalho em grupo, contextualizao; e valorização da comunidade local).

8ª etapa
Criação de cartilha da mulher sobre os direitos das mulheres e dicas para denúncia de agressões domésticas, realizado pela turma junto com a professora. (podendo ser exposto na escola ou no blog da turma) ou mesmo ser apresentado o resultado do trabalho numa reunião com os pais, professores e comunidade escolar.

Recursos Complementares

Micros, Dvd, Jornais, revistas, livros, papel metro, fotografias

Avaliação

Avaliação procesual- participação, assiduidade, execução das tarefas individuais e em grupo, através de planilha elaborada com o s critérios descritos.

+ sobre o tema

Plano de Aula: Consciência Negra III – Palavras Africanas

PESQUISE NO DICIONÁRIO AS PALAVRAS  DE ORIGEM AFRICANA. Plano de...

A brasileira África dos escravos retornados

Alguns países da África Ocidental, como Gana, Togo, Benin...

Projeto: Respeito à diversidade na escola

Objetivos - Geral Estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas. - Para a...

Lilico depois das férias.

Começava mais um semestre na sala de Lilico. Os...

para lembrar

Estudos de gênero, trajetórias de mulheres e história das ciências no Brasil

Apresentação do trabalho de pesquisa da Dra. Mariana M....

A polêmica do novo comercial de O Boticário: Machista ou empoderador?

O Boticário acertou em cheio quando, no ano passado,...

18 textos essenciais para estudos e pesquisas sobre gênero e sexualidade

Angie C. Bautista Silva, Caio Castro, Cássio Oliveira, Cícera Amorim, Katarina Vieira, Maria Eduarda...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=