domingo, dezembro 4, 2022
InícioEm PautaPlínio Arruda Sampaio é o candidato do PSOL à Presidência

Plínio Arruda Sampaio é o candidato do PSOL à Presidência

O promotor público aposentado Plínio Arruda Sampaio, 79, é o pré-candidato do PSOL à Presidência da República nas eleições deste ano. Plínio reconhece as dificuldades da conjuntura, mas demonstra disposição para encarar esse momento: “O desafio é criar o consenso entre os excluídos e consciência política para enfrentar o capitalismo”, afirmou.
Entre os pontos que o PSOL deve defender na campanha, que pretende fazer o contraponto à falsa polarização entre PT e PSDB, estão: o fim do pagamento dos juros e a auditoria da dívida pública; a implementação de um verdadeiro programa de reforma agrária, incorporando o estabelecimento de um limite de mil hectares para as propriedades rurais; uma política de reforma urbana que tenha como base a desapropriação dos imóveis desocupados para especulação imobiliária no país; o combate à privatização das florestas, à transposição do Rio São Francisco, à construção da usina de Belo Monte e aos transgênicos; entre outros.
“Esta é uma hora histórica. Somos contra o sistema, queremos transformar a realidade. Este é o nosso desafio nesta campanha: falar a verdade e plantar a semente do socialismo em nossa sociedade”, declarou Plínio.

Longa trajetória de lutas
Com mais de 50 anos de vida pública, Plínio Arruda Sampaio é bacharel em Direito pela USP e mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Foi deputado federal por três vezes, tendo relatado o projeto de reforma agrária do governo João Goulart. Com o golpe, engrossou a primeira lista de cassados e foi para o exílio. À época, o cargo de promotor público que exercia desde 1954 também foi cassado – só sendo reconhecido novamente em 1984, quando foi anistiado e aposentado. Um dos fundadores do PT, deputado federal constituinte e candidato a governador em 1990 e em 2006, já pelo PSOL. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA).

 

 

 

 

 

 

Fonte: PSOL

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench