PM de SP: Segurança para brancos

Por Douglas Belchior

Como eu leio esse cartaz sobre as “dicas de segurança” da Polícia Militar: uma mulher branca, bem vestida e indefesa prestes a ser atacada por um preto.

Teimo afirmar: o procedimento mais antigo, tradicional e permanente do Estado brasileiro é a prática do racismo ou o exercício cotidiano de tratar grupos étnicos de maneira diferenciada. Essa campanha infeliz promovida pela PM demonstra mais uma vez a prática do racismo institucional.

O conceito de racismo institucional identifica o racismo que se estabelece nas estruturas de organização das sociedades e das instituições, traduzindo os interesses, ações e e mecanismos de expulsão e a promoção de violência perpetrados pelos grupos racialmente dominantes.

Esse tipo de “gafe” demonstra mais uma vez o pensamento enraizado na sociedade: cuidado com os negros!

A seguir, um artigo do Geledes sobre a mesma questão:

O material de uma campanha de prevenção a roubos da Polícia Militar (PM) revoltou entidades que lutam pela igualdade racial em Ribeirão Preto, que irão acionar hoje o Ministério Público.

No cartaz, afixado no interior dos ônibus de algumas linhas do município, há uma mulher branca sendo observada por um personagem de cor negra, que a PM diz se tratar apenas de uma silhueta. As entidades, entretanto, discordam.

“Isso evidencia o racismo institucional da Polícia Militar e reforça símbolos do senso comum, associando o negro ao mal”, explica Silvia Helena Seixas, coordenadora estadual do Conen (Coordenação Nacional de Entidades Negras).

Ela diz que a imagem é prejudicial à autoestima das pessoas negras, em especial os jovens da periferia.

Hoje, a Conen vai procurar a PM, a Transerp e a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), que custeou os panfletos, para que a propaganda seja “imediatamente” retirada e que as entidades se comprometam a realizar capacitação de políticas públicas afirmativas.

O Ministério Público será acionado para intermediar o diálogo. A Unegro (União de Negros pela Igualdade) também irá recorrer à promotoria. “É um conteúdo extremamente discriminatório, é assustador que a PM reforce esses estereótipos”, afirmou ao A Cidade Ana Almeida, vice-presidente estadual da entidade.

PM de SP: Segurança para brancos
PM de SP: Segurança para brancos

Repúdio

O cartaz também indignou o vereador André Luiz da Silva (PCdoB), presidente da Comissão Permanente de Direitos da Igualdade Racional da Câmara de Ribeirão Preto.

“Por que sempre o negro é negativo?”, questionou, ressaltando que o terceiro personagem do cartaz, uma policial, é branca – assim como a vítima.

O vereador reclama que realiza diálogo constante com a PM justamente para evitar esse tipo de situação.

“Essa manifestação de preconceito é involuntária, está incutida na cultura, e justamente por isso deve ser combatida”, diz.

Ele afirma que irá apresentar na sessão de hoje da Câmara uma moção de repúdio à campanha.

Exagero

Em nota, a PM informou que “lamenta a percepção equivocada e exagerada” do conteúdo da campanha.

“É notório que na arte do material sobre ‘Dicas de Segurança’ o ‘criminoso’ é representado pela caracterização de uma ‘silhueta’, por estar na penumbra, observando a sua vítima à espreita atrás de um poste, usando, para tanto, da sombra existente no local”, diz a nota.

O cartaz faz referência ao perigo de andar em ruas mal iluminadas. A Acirp diz que é parceira da PM na divulgação da campanha, mas explica que não foi a responsável pelo conteúdo do material. “Racismo, além de crime, é conduta abominada pela Acirp”, afirma a instituição.

 

 

Fonte: Negro Belchior

+ sobre o tema

Anistia internacional vai denunciar á ONU mortes de jovens na Bahia

A Anistia Internacional vai denunciar à Organização das Nações...

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

A periferia que a esquerda não viu!

Alguém já parou pra pensar que a esquerda pode estar...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

para lembrar

Eles querem uma nova polícia

“A instituição da qual fazemos parte é assassina”, afirma...

Policial militar gay do RS será o primeiro a se casar de farda em 178 anos

Miguel Martins, 29, será o primeiro soldado gay da...

MP denuncia oficiais da PM por invasão a imóveis na favela Nova Brasília

Entre os denunciados está o comandante da Coordenadoria de...

Justiça libera em menos de 24 horas PMs suspeitos de execução no Andaraí, Zona Norte do Rio

Policiais militares suspeitos de ter executado dois homens que já haviam sido rendidos foram liberados menos de 24 horas depois de ter ido para...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da Mulher Negra sendo sua presidenta, por duas gestões, no período de 30 de abril de...

MP denuncia oficiais da PM por invasão a imóveis na favela Nova Brasília

Entre os denunciados está o comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora Por ADRIANA CRUZ, do Justiça e Cidadania  Dois oficiais, entre eles o comandante da Coordenadoria de...
-+=