PMs acusados de tortura e racismo são expulsos

Maigue Gueths – Redação Bonde

Os dois policias militares acusados de terem torturado um morador do bairro Uberaba, em Curitiba, no dia 3 de março, dois dias após o início da instalação da primeira Unidade Paraná Seguro (UPSD) do estado, serão expulsos da corporação. O pedido de exclusão dos dois PMs seria assinado ainda na manhã desta sexta-feira (4) pelo comandante Geral da Polícia Militar,coronel Roberson Luiz Bondaruk.

Em entrevista à imprensa, Bondaruk admitiu que o servente de pedreiro Ismael Ferreira da Conceição foi torturado pelos dois agentes da PM. Além do comandante, o advogado da Comissão do Movimento Negro de Curitiba, André Luiz Nunes da Silva, e a tenente Luci Belão do Núcleo de Direitos Humanos da PMPR, também acompanharam o pronunciamento à imprensa. Os nomes dos envolvidos, no entanto, não foram revelados pelo comando da PM.

Ismael denunciou que foi abordado por duas viaturas policiais e levado para um local afastado, onde foi submetido a agressões e choques elétricos. Supostamente confundido com um assaltante, ele teria apanhado e ficado durante horas no porta-malas de um carro. O caso foi denunciado pela Comissão de Direitos Humanos da seção Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná (OAB-PR), e a PM abriu inquérito policial para apuração.

Além de tortura, os policias também foram acusados de racismo. “Ele era trabalhador. Foi racismo”, disse o advogado do Movimento Negro, ressaltando que a tortura aconteceu porque os policiais entenderam que o rapaz, por ser negro, era marginal. “Não admitimos este tipo de ação dentro da polícia. Hoje assinamos a expulsão dos dois que deve acontecer efetivamente nos próximos 30 dias”, afirmou Bondaruk.

De acordo com o comandante, serão investigados os “abusos perpetrados por policiais militares, um pouco antes da 1ª UPS do Paraná, na região do bairro Cajuru, que incorreram em tese, em abuso de autoridade e tortura”. Ainda de acordo com ele, a partir de agora será instaurado um processo administrativo disciplinar. “Será avaliada pela comissão uma análise da vida profissional desses policiais”.

 

 

Fonte: Bonde

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=