Pobreza está associada a racismo e discriminação

Um relator das Nações Unidas disse que legados históricos, como o impacto da escravidão e da colonização, continuam a ser as principais razões de desvantagens socioeconômicas em muitas partes do mundo.

Mutuma Ruteere, relator sobre formas contemporâneas de racismo, fez a declaração durante a apresentação do seu relatório sobre o tema, nesta segunda-feira, em Nova York.

O documento diz que minorias étnicas e raciais são desproporcionalmente atingidas pela pobreza com a falta de acesso à saúde, à educação e à moradia adequada.

O relatório de Ruteere, que tem como foco a ligação entre o racismo e a pobreza, afirma que os desequilíbrios históricos continuam afetando grupos de discriminados.

Isso faz com que gerações sucessivas herdem as desvantagens e os problemas de seus antecessores.

Para o relator, a “discriminação baseada em fatores com raça, religião, etnia, idioma ou poder socioeconômico agravam a vulnerabilidade dessas pessoas.”

Segundo ele, os governos têm a obrigação de evitar a marginalização e garantir a segurança e proteção dos direitos humanos desses grupos.

Ruteere recomendou que os Estados-membros revisem e recriem programas que possam ter um efeito negativo sobre minorias raciais e étnicas. Ele sugeriu ainda que os governos implementem medidas para melhorar os direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais das pessoas.

O especialista apresentou ainda um outro relatório à Assembleia Geral falando sobre os contínuos desafios que partidos políticos extremistas representam aos direitos humanos e democráticos.

Entre esses movimentos, Ruteere citou grupos neonazistas e os skinheads. O documento contou com informações colhidas em 16 países, como também de ONGs, agências intergovernamentais e outras organizações envolvidas nesse assunto.

 

 

Fonte:  Além da Economia 

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=