Relator da ONU diz que pobreza está associada a racismo e discriminação

Mutuma Ruteere afirmou que minorias étnicas e raciais são afetadas de forma desproporcional pela falta de moradia adequada, serviços de saúde e educação num círculo que passa de geração a geração.

Um relator das Nações Unidas disse que legados históricos, como o impacto da escravidão e da colonização, continuam a ser as principais razões de desvantagens socioeconômicas em muitas partes do mundo.

Mutuma Ruteere, relator sobre formas contemporâneas de racismo, fez a declaração durante a apresentação do seu relatório sobre o tema, nesta segunda-feira, em Nova York e Genebra.

Minorias
O documento diz que minorias étnicas e raciais são desproporcionalmente atingidas pela pobreza com a falta de acesso à saúde, à educação e à moradia adequada.

O relatório de Ruteere, que tem como foco a ligação entre o racismo e a pobreza, afirma que os desequilíbrios históricos continuam afetando grupos de discriminados.

Isso faz com que gerações sucessivas herdem as desvantagens e os problemas de seus antecessores.

Discriminação
Para o relator, a “discriminação baseada em fatores com raça, religião, etnia, idioma ou poder socioeconômico agravam a vulnerabilidade dessas pessoas.”

Segundo ele, os governos têm a obrigação de evitar a marginalização e garantir a segurança e proteção dos direitos humanos desses grupos.

Ruteere recomendou que os Estados-membros revisem e recriem programas que possam ter um efeito negativo sobre minorias raciais e étnicas.

Ele sugeriu ainda que os governos implementem medidas para melhorar os direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais das pessoas.

O especialista apresentou ainda um outro relatório à Assembleia Geral falando sobre os contínuos desafios que partidos políticos extremistas representam aos direitos humanos e democráticos.

Entre esses movimentos, Ruteere citou grupos neonazistas e os skinheads. O documento contou com informações colhidas em 16 países, como também de ONGs, agências intergovernamentais e outras organizações envolvidas nesse assunto.(Rádio ONU em Nova York)

Fonte: Dourados Agora

+ sobre o tema

Policial militar que fez ataques racistas em vídeo vira réu em ação penal

O policial militar da reserva, que aparece em um vídeo admitindo...

Vídeo viral: “Crianças podem acabar com o racismo”

Tyler James, um menino de ascendência africana, foi recebido...

Contra o racismo, educação

Algumas notícias relacionadas à temática racial chamaram a nossa...

Minha vida entre livros

Para Ana Paula Lisboa e Alexandre Roque Por Atila Roque...

para lembrar

Males do racismo

A discriminação é o principal motivo pelo qual os...

Racismo é uma doença que se trata com dureza

Por: Marcelo Carneiro da Cunha   Torcida do...

Cotas e PEC dos escravos são defendidas durante homenagem aos 124 anos da abolição

Para senadores, libertação ainda "não está completa" A...

Bullying: Conselho responsabiliza diretora por bullying e racismo

Estudantes de escola estadual de Campo Grande sofreram agressões...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=