Poderoso documentário sobre assédio é exibido pela 1ª vez em Manaus

Dirigido por Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão e produzido em parceria com a Brodagem Filmes, documentário integra campanha criada em 2014 pela organização Think Olga

Do Acritica

O documentário aborda a questão do assédio e os direitos das mulheres aos espaços públicos no Brasil (Foto: Reprodução/acritica)

“Chega de Fiu Fiu” é o novo documentário que aborda a questão do assédio e os direitos das mulheres aos espaços públicos nas cidades brasileiras. Produzido em parceria pela Brodagem Filmes & organização Think Olga, sob direção de Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão, o longa foi lançado no último dia 15 de maio em São Paulo.

Em Manaus, o Grupo de Apoio de Mulheres Jovens (Gamj) em parceria com o Coletivo Difusão, Baque Mulher Manaus e OcupaMinart, conseguiu autorização para uma exibição que irá compor a 1ª edição do Cine Coletiva: Mulheres Urbanas, proposta feita para fomentar as discussões sobre políticas públicas para mulheres da cidade e que terá outras edições durante os próximos meses. O evento acontece no dia 23 de junho, no Auditório Pedro Henrique Cordeiro Júnior, situado na Pinacoteca do Estado na Praça Heliodoro Balbi, conhecida como Praça da Polícia, no Centro de Manaus, a partir das 13 horas.

O objetivo, segundo o Gamj, é trazer à tona inquietações sobre o machismo, racismo e transfobia que permeiam a vida de mulheres no Brasil, pois segundo dados da ActionAid de 2016, 86% das brasileiras já sofreram violência sexual ou assédio em espaços públicos. Delas, 77% ouviram assobios, 44% tiveram seus corpos tocados, 37% tiveram homens que se exibiram para elas e 8% foram estupradas.

Na programação do Cine Coletiva: Mulheres Urbanas também haverá uma roda de conversa trazendo à realidade de quais maneiras a participação feminina efetiva pode ocorrer no que diz respeito ao acompanhamento de políticas públicas. O evento será gratuito e contará com a presença do Maracatu Baque Mulher Manaus e Mulheres in Rima.

Serviço

1ª edição do Cine Coletiva: Mulheres Urbanas com exibição do documentário sobre assédio “Chega de Fiu Fiu” que ocorrerá no sábado, 23 de junho, a partir das 13 horas na Pinacoteca do Estado.

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=