Projeto Faz a Roda Grande Mulher vem com suas atividades para o Centro de Cidadania da Mulher do Grajaú!

Atividade que conta com exibição de curta-documentário sobre bumbo, bate-papo e oficina de quadrinhas acontecerá neste final de semana

Do Periferia em Movimento

Imagem retirada do site Periferia em Movimento

Nos dias 22 e 23 de junho, o projeto Faz a Roda Grande Mulher estará passando pelo Centro de Cidadania da Mulher do Grajaú!

A atividade contará com exibição do curta-documentário “Esse Bumbo é Meu”, seguida de bate-papo sobre o papel da mulher na manifestação cultural e a apropriação dos instrumentos, tradicionalmente de posse masculina. Na sequência, o grupo Samba de Bumbo de Dandara realizará uma oficina de quadrinhas, a partir da reflexão sobre a mulher e técnicas do teatro do oprimido. O resultado final serão quadrinhas produzidas pelas participantes seguida de apresentação do grupo.

Qual a sinopse do curta?

O documentário registra o samba de bumbo, expressão musical tradicional do interior de paulista, herança do tempo da escravidão. Apresenta a luta das mulheres do samba para manter viva a cultura de seus ancestrais, enfrentando preconceitos e conflitos.

Soluções se apresentam, mas, afinal, de quem é esse bumbo?

O que é o “Faz a roda grande mulher”?

O projeto “Faz a Roda Grande Mulher” tem como proposta difundir a tradição do samba de bumbo e realizar a vivência de resistência negra que ele carrega em sua história, pela ótica do grupo Samba de Bumbo de Dandara.

Essas atividades já acontecem há 1 ano, em vários Centros de Cidadania da Mulher espalhados por São Paulo.

Como chego nesse rolê?

A atividade acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, às 14h, no CCM Grajaú, que fica na Rua Professor Oscar Barreto Filho , 350.

Anotaí!
O quê?

Projeto Faz a Roda Grande Mulher vem com suas atividades para o Centro de Cidadania da Mulher do Grajaú

A atividade contará com exibição do curta-documentário “Esse Bumbo é Meu”, seguida de bate-papo sobre o papel da mulher na manifestação cultural e a apropriação dos instrumentos, tradicionalmente de posse masculina. Na sequência, o grupo Samba de Bumbo de Dandara realizará uma oficina de quadrinhas, a partir da reflexão sobre a mulher e técnicas do teatro do oprimido. O resultado final serão quadrinhas produzidas pelas participantes seguida de apresentação do grupo.
Quando? 22 e 23 de junho, às 14h.
Onde? Centro de Cidadania da Mulher Grajaú
Rua Professor Oscar Barreto Filho , 350.
Adicionar à agenda do Google

+ sobre o tema

para lembrar

Liniker se diz cansada de ser reduzida a uma mulher trans e lança primeiro disco solo

Em fevereiro do ano passado, a banda paulista Liniker...

Betty Garcés: a 1ª soprano negra da Colômbia que alcançou uma carreira internacional

“Não sinto alegria por isso, gostaria que já fôssemos...

Catadora relembra ‘massacre de autoestima’ em lixão de Gramacho

"Difícil não foi conviver com o lixo, difícil foi...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=