Guest Post »

Projeto Faz a Roda Grande Mulher vem com suas atividades para o Centro de Cidadania da Mulher do Grajaú!

Atividade que conta com exibição de curta-documentário sobre bumbo, bate-papo e oficina de quadrinhas acontecerá neste final de semana

Do Periferia em Movimento

Imagem retirada do site Periferia em Movimento

Nos dias 22 e 23 de junho, o projeto Faz a Roda Grande Mulher estará passando pelo Centro de Cidadania da Mulher do Grajaú!

A atividade contará com exibição do curta-documentário “Esse Bumbo é Meu”, seguida de bate-papo sobre o papel da mulher na manifestação cultural e a apropriação dos instrumentos, tradicionalmente de posse masculina. Na sequência, o grupo Samba de Bumbo de Dandara realizará uma oficina de quadrinhas, a partir da reflexão sobre a mulher e técnicas do teatro do oprimido. O resultado final serão quadrinhas produzidas pelas participantes seguida de apresentação do grupo.

Qual a sinopse do curta?

O documentário registra o samba de bumbo, expressão musical tradicional do interior de paulista, herança do tempo da escravidão. Apresenta a luta das mulheres do samba para manter viva a cultura de seus ancestrais, enfrentando preconceitos e conflitos.

Soluções se apresentam, mas, afinal, de quem é esse bumbo?

O que é o “Faz a roda grande mulher”?

O projeto “Faz a Roda Grande Mulher” tem como proposta difundir a tradição do samba de bumbo e realizar a vivência de resistência negra que ele carrega em sua história, pela ótica do grupo Samba de Bumbo de Dandara.

Essas atividades já acontecem há 1 ano, em vários Centros de Cidadania da Mulher espalhados por São Paulo.

Como chego nesse rolê?

A atividade acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, às 14h, no CCM Grajaú, que fica na Rua Professor Oscar Barreto Filho , 350.

Anotaí!
O quê?

Projeto Faz a Roda Grande Mulher vem com suas atividades para o Centro de Cidadania da Mulher do Grajaú

A atividade contará com exibição do curta-documentário “Esse Bumbo é Meu”, seguida de bate-papo sobre o papel da mulher na manifestação cultural e a apropriação dos instrumentos, tradicionalmente de posse masculina. Na sequência, o grupo Samba de Bumbo de Dandara realizará uma oficina de quadrinhas, a partir da reflexão sobre a mulher e técnicas do teatro do oprimido. O resultado final serão quadrinhas produzidas pelas participantes seguida de apresentação do grupo.
Quando?22 e 23 de junho, às 14h.
Onde?Centro de Cidadania da Mulher Grajaú
Rua Professor Oscar Barreto Filho , 350.
Adicionar à agenda do Google

Artigos relacionados