Poesia contra racismo vence 1º Festival de Poesia de São Paulo

Duro não é o Cabelo, é o sistema. E não alisa, quebra na emenda. Entenda a persistência de mantê-lo crespo na essência. É bonito, é política, é resistência”.

 

No Folha de São Paulo 

Com esses versos, o poeta Akins Kintê foi ovacionado e venceu o 1º Festival de Poesia de São Paulo, cujo encerramento aconteceu em outubro, no Centro Cultural São Paulo. O evento também contou com uma programação paralela em diferentes locais da cidade, incluindo Fábricas de Cultura.

A iniciativa do festival surgiu do coletivo ‘Correspondência Poética’, que atua desde 2009 na pesquisa e difusão da literatura periférica. O grupo promove diferentes atividades, como a entrega de poemas nos terminais de ônibus.

“Tinha festival de curta metragem, teatro, música, de tudo, menos de poesia. São Paulo está se tornando referência no Brasil inteiro, então tinha que ter uma premiação para essa poesia que está fazendo tanto pela periferia”, justifica Alisson da Paz, 29, membro do Correspondência Poética.

Com financiamento do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura, Alisson e mais dois membros do coletivo organizaram o festival. Entre agosto e setembro, eles receberam 150 inscrições de poesias, enviadas pela internet por meio de vídeos.

Uma primeira seleção, realizada pelos escritores Binho, Marcelino Freire e Sérgio Vaz, escolheu 30 poetas para participar do evento de encerramento do concurso, que aconteceu no dia 22 de outubro.

No dia do festival, todos se apresentaram e a mesa julgadora, formada por Raquel Trindade e Rosa Maria Falzoni, definiu os 13 premiados. Akins Kinte, o primeiro colocado, ganhou o prêmio principal de 3 mil reais; aos demais foram entregues valores menores. As poesias dos 30 participantes serão distribuídas nos terminais de ônibus da cidade.

Premiados do 1º Festival de Poesia de São Paulo (Créditos: Lívia Lima)
Premiados do 1º Festival de Poesia de São Paulo (Créditos: Lívia Lima)

Cleber Arruda, 33, é correspondente da Brasilândia
@CleberArruda
[email protected]

Lívia Lima, 27, é correspondente de Artur Alvim
@livialimasilva
[email protected]

+ sobre o tema

para lembrar

Morte de nigeriano agredido na rua na Itália causa revolta e chega a debate eleitoral

O assassinato de um vendedor ambulante nigeriano na última...

Grupo francês divulga medidor de violações aos Direitos Humanos no Brasil

O coletivo Coalizão Solidariedade Brasil, sediado na França, divulgou neste...

Seu Jorge é hostilizado e sofre ataques racistas em show em Porto Alegre

O cantor Seu Jorge foi hostilizado e sofreu ataques racistas da...

Professora chamada de ‘macaca’ em escola de SP critica descaso

A professora Ana Koteban, 41, que trabalha na rede...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=