Polícia de Miami usou fotos de criminosos negros em tiro ao alvo

Policiais de Miami utilizaram fotos de criminosos negros em treinamento de tiro, revelou nesta quinta-feira (14) uma TV local, após os Estados Unidos experimentarem uma onda de protestos pela violência policial contra afro-americanos.

A polícia de North Miami Beach usou estas fotos, admitiu em entrevista à rede NBC6 o chefe local, J. Scott Dennis, acrescentando que nenhuma lei foi violada. “Não houve transgressão de nossas políticas (…). Não haverá medidas disciplinares para os policiais envolvidos nisto”, afirmou Dennis.

De qualquer maneira, Dennis garantiu que os policiais não utilizarão mais fotos de prisioneiros para os exercícios de tiro. O chefe de polícia destacou ainda que as fotos não eram apenas de criminosos negros, mas também de ‘brancos e hispânicos’, o que descarta motivação racial.

O uso das fotos foi denunciado por uma sargento da Guarda Nacional da Flórida que treinou no campo de tiro Medley Firearms, após exercícios no local de agentes da polícia de North Miami Beach, e viu uma foto do próprio irmão sendo utilizada como alvo. “Me perguntei porque estavam usando meu irmão como alvo”, disse a sargento Valerie Deant. Todas as fotos ‘eram de homens negros’.

A foto de Woody Deant foi tirada no ano 2000, quando o homem esteve preso. “Agora sou um pai, marido, tenho uma carreira, um trabalho”, afirmou Woody Deant.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

Observatório de Favelas propõe protocolo de atuação de polícia nas comunidades

A organização Observatório de Favelas apresentou hoje proposta...

“O grande medo dos alunos era o caveirão”

Como a lógica de guerra operada pelo Estado...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=