Vem aí o II Seminário Estadual do Coletivo Enegrecer

Durante os dias 16, 17 e 18 de janeiro, em Macaé, o Coletivo Nacional da Juventude Negra – Enegrecer promoverá o seu II Seminário no Estado do Rio de Janeiro – “Juventude Negra e o Rio de Janeiro: Desafios para o próximo período”.

Por Walmyr Júnior  Do Jornal do Brasil 

O Coletivo Enegrecer se reúne para esse seminário com o objetivo de avaliar os recentes acontecimento políticos: a reeleição da presidenta Dilma para seu segundo mandato – o quarto seguido do Projeto Democrático e Popular no Brasil. Lembrando que neste últimos quatro anos aconteceram os maiores avanços das políticas afirmativas para o povo negro. E a eleição do novo governo no Rio de Janeiro, que na contramão do projeto nacional, vem aprofundando um modelo excludente, higienista, que constrói muros entre o Rio dos ricos e Rio dos mais pobres, que promove através das políticas de Segurança Publica, um verdadeiro genocídio da população pobre e negra, sobretudo a Juventude.

O próximo período coloca desafios importantes à Juventude Negra de todo Brasil, assim como no Rio de Janeiro, um dos grandes palcos das Jornadas de Junho. As Jornadas de Junho que impuseram a necessidade dos movimentos sociais repensarem e reinventarem suas forma de fazer política em uma conexão maior a realidade cotidiana da sociedade, sobretudo da Juventude e de suas singularidades, que hoje tem acesso ao emprego e à universidade, mas a ainda nas posições mais precarizada, e sem acesso à cultura e ao lazer, sem direito de usufruir dos espaços públicos das cidades.

Neste sentido assumimos diversos desafios, como aprovação da PL 4471 que põe fim aos Auto de Resistência, a luta pela desmilitarização da PM, a construção de redes de mobilizações que pressionem o Congresso a construir uma Reforma Política com participação popular, que coloque no centro do debate a maior participação da juventude, mulheres e do povo negro na política, a luta pela democratização do meios de comunicação, colocando fim aos oligopólios da mídia, a mobilidade urbana e o direito à cidade.

É com muita energia, alegria e disposição que jovens de todo o Rio de Janeiro se reúnem para construir esse seminário. Venha você também!

*Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer no Conselheiro Nacional de Juventude – CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ. 

+ sobre o tema

As Relações Sociais das Festividades N.S do Rosário dos Homens Pretos na Coroação do Rei Congo na década de 1840

Introdução A presença de africanos no Brasil contribuiu maciçamente...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

para lembrar

Garantir direitos para superar o racismo e a violência

No Dia Internacional da Juventude, o UNFPA e agências...

Por um pacto em defesa da juventude preta, pobre e periférica

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 foram...

Março será ‘Mês do Hip Hop: De las Calles para as Ruas’, em São Paulo

Evento realizado em várias regiões da capital paulista tem...

Moradores flagram PMs forjando auto de resistência na Providência

Eduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, foi, segundo...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Programa Pé de Meia exige gestão integrada entre ministérios

O programa federal Pé de Meia, que prevê o pagamento de uma bolsa mensal e outros bônus para alunos de baixa renda matriculados no ensino médio público,...

Juventude negra, ciência e educação

Mesmo com os avanços já promovidos pela lei 12.711/2012, que nacionalizou o sistema de cotas nas universidades federais, o percentual da população brasileira com 25 anos...
-+=