Vem aí o II Seminário Estadual do Coletivo Enegrecer

Durante os dias 16, 17 e 18 de janeiro, em Macaé, o Coletivo Nacional da Juventude Negra – Enegrecer promoverá o seu II Seminário no Estado do Rio de Janeiro – “Juventude Negra e o Rio de Janeiro: Desafios para o próximo período”.

Por Walmyr Júnior  Do Jornal do Brasil 

O Coletivo Enegrecer se reúne para esse seminário com o objetivo de avaliar os recentes acontecimento políticos: a reeleição da presidenta Dilma para seu segundo mandato – o quarto seguido do Projeto Democrático e Popular no Brasil. Lembrando que neste últimos quatro anos aconteceram os maiores avanços das políticas afirmativas para o povo negro. E a eleição do novo governo no Rio de Janeiro, que na contramão do projeto nacional, vem aprofundando um modelo excludente, higienista, que constrói muros entre o Rio dos ricos e Rio dos mais pobres, que promove através das políticas de Segurança Publica, um verdadeiro genocídio da população pobre e negra, sobretudo a Juventude.

O próximo período coloca desafios importantes à Juventude Negra de todo Brasil, assim como no Rio de Janeiro, um dos grandes palcos das Jornadas de Junho. As Jornadas de Junho que impuseram a necessidade dos movimentos sociais repensarem e reinventarem suas forma de fazer política em uma conexão maior a realidade cotidiana da sociedade, sobretudo da Juventude e de suas singularidades, que hoje tem acesso ao emprego e à universidade, mas a ainda nas posições mais precarizada, e sem acesso à cultura e ao lazer, sem direito de usufruir dos espaços públicos das cidades.

Neste sentido assumimos diversos desafios, como aprovação da PL 4471 que põe fim aos Auto de Resistência, a luta pela desmilitarização da PM, a construção de redes de mobilizações que pressionem o Congresso a construir uma Reforma Política com participação popular, que coloque no centro do debate a maior participação da juventude, mulheres e do povo negro na política, a luta pela democratização do meios de comunicação, colocando fim aos oligopólios da mídia, a mobilidade urbana e o direito à cidade.

É com muita energia, alegria e disposição que jovens de todo o Rio de Janeiro se reúnem para construir esse seminário. Venha você também!

*Walmyr Júnior é professor. Representante do Coletivo Enegrecer no Conselheiro Nacional de Juventude – CONJUVE. Integra Pastoral da Juventude e a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ. 

+ sobre o tema

132 anos de abolição: A luta pela nossa liberdade continua…

13 de maio de 2020, hoje faz 132 anos...

Quando o refugiado é branco europeu

"A cobertura mais racista da Ucrânia na TV" foi...

Intolerância religiosa se agrava no Rio com ataques de traficantes evangélicos

Conversão de cúpula de facção à religião evangélica cria...

para lembrar

A sua amiga negra

A eleição das deputadas Joacine Katar Moreira, Beatriz Gomes...

Reitoria da UFMT afasta professor por ato de racismo e de homofobia

Segundo denúncia, professor Marsel empregava ofensas a gays, negros...

Shoppings pediram retirada de ‘rolezinho’ do Facebook, diz Abrasce

Associação diz que comentários em site indicavam possíveis tumultos.Secretaria...

Eurocentrismo, relativismo e reducionismo: como se livrar do “ismo”

Cornel West escolheu estas falas de Valery e Fanon...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=