Polícia de Moscou detém jovens que protestavam por morte de torcedor

Policiais detiveram neste sábado vários jovens radicais que planejavam uma manifestação no centro de Moscou sem permissão das autoridades, em protesto pelo assassinato de um torcedor do CSKA.

“Aproximadamente 100 pessoas foram detidas e conduzidas às delegacias”, afirmou um porta-voz da polícia da capital russa à agência Interfax. Segundo o policial, também foram confiscados alguns objetos com os detidos, como pedaços de madeira, bombas de fumaça, e até mesmo pistolas elétricas.

No dia 2 de outubro, um torcedor do CSKA Moscou, que comemorava seu aniversário em um clube noturno da cidade de Podolsk, cerca de 40km do sul da capital russa, foi assassinado em uma rixa, supostamente por um cidadão azerbaijano.

Após o crime, nas redes sociais apareceram convocações para a manifestação no centro de Moscou em protesto pela morte do torcedor do CSKA, identificado como Andrei Uripin, 18 anos. Seu pai, Alexei, se declarou contrário a esse tipo de manifestações e desordens, “já que não reparam nada e só conduzem a novas tragédias”.

A direção do CSKA também condenou a mobilização, que qualificou de “provocação”, e reiterou que os torcedores do clube não participam de nenhuma manifestação.

Em dezembro de 2010, também após o assassinato de um jovem torcedor russo, grupos nacionalistas protagonizaram violentos incidentes na Praça Manezh, deixando dezenas de feridos.

Após as manifestações, o presidente russo, Dmitri Medvedev, advertiu que a xenofobia e o racismo ameaçam a estabilidade do Estado, e exigiu a punição dos ultranacionalistas que protagonizaram os conflitos.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=