Polícia Federal investiga autoria de frase com ameaça a negros em universidade de Santa Maria

Mensagem foi vista em banheiro do Colégio Politécnico da UFSM. Duas semanas antes, alunos negros foram alvo de ofensas por causa da cor da pele dentro da mesma universidade.

Do G1

Mensagem de cunho racista foi escrita na tampa de um vaso sanitário de banheiro feminino da UFSM — Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa da UFSM

A Polícia Federal (PF) tenta identificar o responsável por escrever uma frase com ameaça de morte a negros em um banheiro feminino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul. Em letras pretas, os dizeres “Esses pretos fedidos vão morrer” foram escritos na parte interna da tampa de um vaso sanitário, junto ao desenho de uma suástica e da hashtag “b17”, que faria referência ao presidente eleito, Jair Bolsonaro.

A denúncia foi feita na sexta-feira (26) por professores da instituição, que se depararam com a frase no Colégio Politécnico da universidade.

De acordo com a PF, a tampa foi apreendida nesta segunda (29) e será periciada. A intenção da polícia é encontrar digitais que possam ajudar na identificação de um suspeito. Uma vez identificado, será feito um exame grafotécnico para comparar a letra.

Além disso, a PF já está com imagens de câmeras de segurança do campus, que estão sendo analisadas e que também podem auxiliar na identificação da autoria do crime. A polícia já tem uma ideia do horário em que a frase pode ter sido escrita, uma vez que a funcionária que faz a limpeza do banheiro relatou que, na última vez em que esteve no local, a frase ainda não estava lá.

Conforme a polícia, o responsável por escrever a frase pode responder por injúria racial ou crime de racismo, dependendo da intenção do autor.

G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da UFSM, que, por nota, disse que “repudia veementemente qualquer forma de discriminação e intolerância” e que, assim que a autoria for identificada, “será instaurado inquérito administrativo para a punição dos envolvidos, caso possuam vínculo com a instituição”. Confira abaixo.

Nota oficial

A Universidade Federal de Santa Maria lamenta profundamente o episódio registrado no dia 26 do corrente, em um dos banheiros da instituição, onde foram encontradas inscrições racistas. A instituição declara a toda a comunidade que repudia veementemente qualquer forma de discriminação e intolerância. Racismo e apologia ao nazismo constituem crimes, e o caso já está sendo investigado pela Polícia Federal.

A UFSM está dando todo o suporte à PF no sentido de colaborar para com a investigação e a identificação dos responsáveis pelo barbarismo registrado. Também estão sendo buscadas possíveis imagens de câmeras de segurança dos corredores nas imediações do banheiro onde foi registrado o fato. Uma vez identificada a autoria, será instaurado inquérito administrativo para a punição dos envolvidos, caso possuam vínculo com a instituição.

Outros casos na UFSM

Pichações foram feitas em paredes de diretório acadêmico do curso de direito da Universidade Federal de Santa Maria — Foto: Reprodução/RBS TV 

Essa não é a primeira vez que ofensas de cunho racista ocorrem dentro da UFSM. Há pouco mais de duas semanas, estudantes foram chamados de “negros sujos” dentro da mesma universidade. Neste caso, o suspeito foi identificado pela polícia e vai responder por injúria racial.

Em setembro de 2017, frases como ‘o lugar de vocês é no tronco’ e ‘fora negros’ foram escritas em paredes do Diretório Livre Acadêmico do Direito da universidade. Revoltados com a situação, na época, estudantes realizaram uma mobilização com cartazes contra o preconceito.

Em novembro, do mesmo ano, mensagens racistas foram escritas nas paredes de uma sala do curso de Ciências Sociais da UFSM. As ofensas foram endereçadas a três alunos. Outras frases foram percebidas no local: “Fora macacos” e “Brancos no topo”, além do desenho de uma suástica. Dias depois, alunos ocuparam a reitoria em protesto contra as pichações, pedindo que a reitoria adotesse medidas ligadas às manifestações racistas e de apologia ao nazismo..

Em julho deste ano, a universidade aprovou novo código de conduta após casos de racismo. O documento apresenta medidas e punições contra alunos infratores, como advertências, repreensão por escrito e suspensão das aulas por um prazo que pode variar de três a 90 dias, podendo chegar até mesmo ao desligamento da instituição.

O documento aprovado divide os tipos de infração em leve (com aplicação de advertência), média (com advertência ou repreensão), grave (com suspensão máxima de 45 dias) e gravíssima (cabível de suspensão ou o desligamento da instituição).

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Adolescente chamada de “macaca” ganha bolsa em escola particular

Diretora de colégio no Boqueirão procurou a mãe e...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Polícia abre inquérito para investigar ofensa racista a professor de colégio da Unicamp

Ataques foram deixados no escaninho do docente na quarta-feira...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=