Polícia investiga morte de integrante do grupo AfroReggae

Policiais da Divisão de Homicídios (DH) investigam a morte de um integrante do grupo AfroReggae. Rafael Gonçalves Victorio, de 29 anos, foi assassinado, na noite desta sexta-feira, quando chegava em sua casa, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a polícia, foi realizada perícia no local. O corpo permanece no Instituto Médico-Legal (IML).

Rafael Victorio trabalhava no setor de empregabilidade do AfroReggae e tinha ido na última quarta-feira para Brasília participar de uma palestra do projeto “Comandos” da entidade. O projeto reúne na mesma ocasião policiais, ex-traficantes de todas as facções e milicianos.

A morte de Rafael lembra outro caso de assasinato de um integrante do grupo. Em 18 de outubro de 2009, o coordenador de Projetos Sociais do AfroReggae, Evandro João da Silva, foi morto por dois assaltantes no Centro do Rio. Os criminosos roubaram um par de têsnis, um celular, a carteira e a jaqueta da vítima.

Imagens de câmeras de segurança nas imediações do local do crime mostraram os PMs Denis Leonard Bizarro e Marcos de Oliveira Salles passando por Evandro sem prestar socorro. Em seguida, os policiais abordaram os bandidos, mas os liberaram, após tomarem dos assassinos os tênis e a jaqueta roubados instantes antes.

Presos dias depois, os assassinos de Evandro, Rui Mário Maurício de Macedo e Reginaldo Martins da Silva, foram condenados, em maio de 2010, a penas de 24 anos e 21 anos e seis meses de prisão, respectivamente. Em setembro deste ano, os dois PMs, acusados de conivência com os assaltantes que mataram Evandro, que já haviam sido condenados por prevaricação, também foram incluídos no crime de peculato. Com a decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, o policial Dennys cumprirá a pena de três anos e seis meses de reclusão e um ano de detenção. Já Marcos, três anos de reclusão e seis meses de detenção, ambos em regime aberto.

Fonte: G1

+ sobre o tema

O silêncio ensurdecedor frente ao extermínio dos jovens negros

A tragédia que se abateu sobre os jovens negros...

Ex-líder da KKK teve relações com homem negro

    Frazier Glenn Miller, ex-líder...

Le Monde Diplomatique assume racismo

Jornal não havia assumido posicionamento racista em nota de...

Jogadores de time alemão se transformam em ‘negros’ em protesto contra racismo

Os jogadores do Deinster SV, time semi-profissional da Alemanha, apareceram...

para lembrar

Ângela Portela cobra mais ações afirmativas para população negra

Ainda há muito a ser feito para compensar a...

Cor da pele interfere até na ação policial, dizem pesquisadores

No DF, porém, o número de mortes por intervenção...

Encontro latino-americano discute violência e justiça com jovens

Evento aberto ao público é promovido pelo Monitoramento Jovem...
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=