Polícia investigará páginas racistas

Responsáveis por publicações no Facebook vão ser intimados. Quem fez comentários também será chamado

Rio – A Delegacia de Repressão Crimes de Informática abriu inquérito para investigar os autores de páginas racistas no Facebook, conforme denúncia publicada, nesta sexta-feira, no DIA . Segundo o delegado titular da unidade, Alessandro Thiers, os responsáveis serão intimados a depor na Polícia Civil. As mais de cinco páginas, que derivam das frases “O racismo começa” e o “O racismo começa quando”, exibem centenas de frases e imagens que incitam o ódio a negros.

Thiers também afirmou que solicitou à rede social que retire as páginas do ar. Mas até a noite de ontem elas ainda estavam online: “Pedimos administrativamente para que o Facebook retirasse as páginas do ar. Caso optem pela negativa, teremos que fazer uma representação na Justiça para a retirada”.

Segundo o delegado, as pessoas que fizeram comentários com frases racistas na página também serão responsabilizadas. Se forem de outros estados, os casos serão repassados às delegacias locais: “As pessoas acham que a internet é um ambiente sem lei, e é justamente o contrário. É o mundo real e elas têm que ter mais responsabilidade quando forem emitir qualquer tipo de pensamento, ainda mais apologia a crimes”.

O delegado também afirmou que os autores da página estão “muito enganados” se pensam que não vão ser penalizados, mesmo que digam que tudo não passou de uma brincadeira. “Tudo o que é feito na internet deixa rastro e a polícia está de olho. Quem comparecer espontaneamente a polícia poderá ter a pena reduzida.”

Direitos Humanos da Alerj de olho

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Marcelo Freixo (Psol), afirmou que vai propor uma reunião com outras comissões da Casa, como a de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor e Etnia para tratar do caso. Freixo disse que não se pode confundir liberdade de expressão com crime, ainda mais nas redes sociais.

“Muitos encaram a internet com um espaço em que podem ser o mostro que habitam neles, como se ali não continuassem a viver em sociedade. Mas quando se estimula o ódio, o preconceito, a violência,está promovendo um crime”, disse o deputado.

O artigo 5º da Constituição Federal considera o racismo um crime inafiançável, imprescritível e sujeito à pena de reclusão. O deputado também afirmou que deve ser feito um trabalho de políticas públicas que dê garantias aos negros. “A lei que condena o racismo não alterou a realidade. Temos que buscar avanços concretos, como em países que já têm departamentos que tratam apenas de crimes vinculados ao ódio racial e detectam esses grupos”.

 

Fonte: O Dia

+ sobre o tema

Disque Racismo será lançado em março

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria...

Racismo na Internet: Como denunciar?

O crime impera no país como algo normal. Essa...

Rio inaugura delegacia especializada em combater crimes raciais e de intolerância

No evento, a campanha "Liberte Nosso Sagrado" cobrou a...

para lembrar

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...

Não queremos mais Marielles

Às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, vereadores negros...

Supervisor acusa vereador de Embu das Artes de racismo: “Todo preto fede”

O supervisor Izac Gomes, de 57 anos, acusou hoje...

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=