Polícia matou 134 na Grande Salvador em 2009

fonte: A Tarde- 10/07

 

Levantamento de A TARDE revela que 134 pessoas foram mortas pelas polícias civil e militar durante ações policiais, de janeiro até a sexta-feira, 10, em Salvador e região metropolitana. O Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) não divulgou os dados oficiais, apesar de a solicitação ter sido feita desde a última terça-feira.

Os números de A TARDE ainda indicam que nos primeiros dez dias deste mês, pelo menos 14 suspeitos já foram mortos. Neste ritmo, ao final de julho, teríamos 42 óbitos, mais de um por dia, média maior que a mensal dos seis primeiros meses deste ano, de 20 a cada 30 dias.

 

Sessenta e nove dos 134 mortos em ações policiais foram durante operações comandadas pelas polícias especializadas da PM e PC, as Rondas Especiais da PM (Rondesp), Tático Móvel da PM (Rotamo), Batalhão de Choque da PM, Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Delegacia de Homicídios (DH) e Comando de Operações Especiais (COE).

 

Policiais –  Em contrapartida, de janeiro a junho deste ano, quatro policiais militares, um agente da Polícia Civil e um policial federal foram mortos por bandidos, os dois últimos a serviço da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Federal.

O capitão Marcelo Pita, coordenador do Setor de Comunicação da Polícia Militar, explicou que a declaração de auto de resistências não exime o policial militar de punição se a ação for caracterizada como excessiva. “Ou seja, se for diagnosticado algum tipo de anormalidade na operação dos servidores, eles são punidos pelas ações”, garantiu.

De acordo com ele, quando diagnosticado que as ações não seguiram os padrões normais de mortes em resistência à prisão, os policiais são alvos de investigações pelo Ministério Público do Estado (MP), Corregedoria da PM e Polícia Civil.

 

Contraponto –  Para a integrante do grupo gestor do Fórum Comunitário de Combate à Violência (FCCV), a pesquisadora Tânia Cordeiro, muitos jovens inocentes morrem nos alegados confrontos.

“Meninos que não têm histórico de ações violentas são acusados de atirarem contra a polícia. São jovens que acompanhamos e sabemos que não são capazes disso”, afirmou.

Ela atribui as ações seguidas de morte “ao despreparo dos PMs” e a um fator específico que ela denomina de elemento de componente ideológico. “Esse tipo de atitude acontece contra jovens de comunidades de baixa renda, de origem afrodescendente”, concluiu.

 

matéria original: Polícia matou 134 na Grande Salvador em 2009


 

 

+ sobre o tema

Star Alliance anuncia integração da Ethiopian Airlines

A Star Alliance anunciou ontem a integração da Ethiopian...

Maguila admite ter Mal de Alzheimer e desafia Anderson Silva no boxe

Ex-campeão mundial de boxe afirma em entrevista a jornal...

Rosa Parks e Sally Ride dois ícones históricos ganham sua versão Barbie

Crianças em todo o mundo poderão brincar com as...

Esperanza Spalding em São Paulo

Depois de assistir à apresentação da cantora americana de...

para lembrar

Redes e coletivos ganham força na luta contra o racismo

A semana que passou do 13 de maio externou...

A Carta de Willie Lynch

QUEM ERA WILLIE LYNCH? Willie Lynch foi um proprietário de...

África do Sul enfrenta nova ameaça xenófoba

Várias organizações da sociedade civil receiam cada vez...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=