Polícia sul-africana descobre complô para sabotar Copa, diz jornal

A Polícia sul-africana investiu esta semana contra uma organização de ideologia política de extrema direita, conhecida como The Suidlanders, que planejaria sabotar a Copa do Mundo, informou hoje o diário sul-africano Tribune.

 

As batidas aconteceram em Pretória e Mpumalanga e chegam pouco depois das tensões raciais vividas nas últimas semanas pela África do Sul em virtude do assassinato de Eugene Terreblanche, líder radical, por dois jovens negros.

 

A investigação da Polícia está relacionada com uma série de e-mails enviados ao exterior incitando o boicote ao Mundial. As mensagens partiram do site Boycott 2010 World Cup.

 

O e-mail enviado se refere a uma suposta guerra contra os sul-africanos brancos e insta os estrangeiros a se manter longe do país durante o Mundial, assegurando que há uma guerra civil.

 

Segundo fontes consultadas pelo diário, os planos da organização de sabotar o Mundial devem ser levados muito a sério. O número de filiados ao Suidlanders disparou desde o assassinato de Terreblanche e suas estruturas clandestinas já começaram a se mobilizar.

 

Segundo o jornal, que cita fontes de dentro do Suidlanders, a organização contratou antigos membros das forças especiais e está fazendo estoque de armas e munição, além de apostar em ações que levem à desestabilização social e que fomentem a xenofobia em bairros negros do país.

 

Embora o porta-voz da Polícia local, Vish Naidoo, tenha rejeitado fazer comentários sobre o assunto, voltou a frisar que as forças de segurança sul-africanas estão perfeitamente preparadas para lidar com qualquer eventualidade que possa surgir durante o Mundial.

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Beyoncé deve voltar ao estúdio com o grupo Destiny’s Child em 2020

Segundo o tabloide inglês, a cantora estaria conversando com...

Ausência da mulher negra na literatura revela forma distorcida de representar sociedade

      Passados mais de 50 anos da publicação do primeiro...

Idris Elba: ‘não quero ser chamado de primeiro James Bond negro’

Segundo informações do site da revista OK Magazine, Idris...

para lembrar

Ilê Asé Ogum Omimkaye: Desvendando o poder de Mulheres Negras

Sílvia Barbosa* Na cultura brasileira, e mais especificamente a...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...

PHARMAKON, por Adriana Graciano

por Adriana Graciano As separações atemporais As dualidades inexoráveis Os pólos (supostamente...
spot_imgspot_img

Mostra dos Racionais MCs destrincha seu legado para toda a música brasileira

Num bilhete, Pedro Paulo avisa sua mãe que vai ter de viajar para fazer um show em Minas Gerais. Em outro pedaço de papel,...

Lázaro Ramos será curador da Bienal do Livro do Rio de 2025

O influenciador Pedro Pacífico, conhecido como Bookster, e as escritoras Thalita Rebouças e Clara Alves também estarão entre os curadores. A Bienal ainda anunciará...

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela...
-+=