Policial que matou George Floyd é condenado a mais de 20 anos de prisão em corte federal

Enviado por / FonteG1

Derek Chauvin foi processado em duas instâncias: na Justiça Federal e na Justiça do estado do Minnesota. Ele foi condenado em ambas.

O ex-policial branco Derek Chauvin foi condenado pela Justiça federal dos Estados Unidos nesta quinta-feira (7) a mais de 20 anos de prisão por ter asfixiado com o joelho o afro-americano George Floyd, em maio de 2020.

Essa não é a primeira pena de Chauvin: ele já tinha sido condenado a 22,5 anos de prisão pela Justiça estadual Minnesota, mas apelou da sentença.

A pena federal por “violação dos direitos civis” do afro-americano é definitiva porque deriva de sua admissão de culpa.

O juiz federal, Paul Magnuson, afirmou que o crime merece uma punição substancial. “Realmente não sei porque ele fez o que fez, mas colocar o joelho no pescoço de outra pessoa até ela morrer não é bom”, afirmou.

Chauvin se dirige aos filhos de George Floyd

Durante uma breve intervenção, Derek Chauvin desejou aos filhos de George Floyd que “triunfem na vida”, mas não pediu perdão ou expressou remorso.

A mãe do ex-policial, Carolyn Pawlenty, garantiu que o filho não é racista e que “todas as vidas importam, seja qual for a cor da pele”, parafraseando o lema do movimento Black Lives Matter.

Philonise Floyd, irmão de George, pediu a pena máxima para Derek Chauvin e contou que, desde a tragédia, não consegue dormir.

+ sobre o tema

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

spot_imgspot_img

Velha nova lei orgânica da PM

Após o assassinato de George Floyd, nos EUA, a administração federal daquele país apresentou um projeto de lei com o nome de Floyd para controle...

Ato em Copacabana pede justiça por rapaz morto em ação policial

Familiares, amigos, moradores da Cidade de Deus, artistas e apoiadores realizaram um ato, neste sábado (19), pedindo justiça por Thiago Menezes Flausino, 13 anos...

101 crianças mortas a tiros no Rio desde 2007: ‘Sei o que mãe da Eloah está vivendo’

Sempre que vê casos como o da menina Eloah da Silva Santos, morta na semana passada aos 5 anos por uma bala perdida durante...
-+=