A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846

Esta série de quatro vídeos do Ciência USP resume a tese do doutor Tâmis Peixoto Parron defendida em 2016, chamada “A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846”. A tese mostra que esses países usaram laços comerciais para sustentar a política escravocrata, apesar de o século XIX ser marcado pela aspiração à liberdade.

por Silvana Salles no Ciência USP

A divergência entre escravocratas e abolicionistas levou os Estados Unidos à Guerra da Secessão. A crise do Missouri, sobre se a região seria ou não escravocrata, foi um dos antecedentes da guerra. Nos vídeos, Tâmis e seu orientador, Rafael Marquese, inserem num contexto global estes momentos de crise da escravidão nos EUA e narram episódios que, assim como a crise do Missouri, tiveram implicações internacionais para além de seus protagonistas. É o caso da crise da nulificação.
A narrativa envolve história social, política e econômica e também traz contribuições para as ciências sociais as relações internacionais.

Este é o primeiro de quatro vídeos que resumem uma das melhores teses da USP defendidas em 2016: a do doutor Tâmis Peixoto Parron, chamada “A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846”.

A divergência entre escravocratas e abolicionistas levou os Estados Unidos à Guerra da Secessão. A crise do Missouri, sobre se a região seria ou não escravocrata, foi um dos antecedentes da guerra. Este é o segundo vídeo da playlist.

Neste vídeo, o autor  e seu orientador, Rafael Marquese, inserem num contexto global outro momento de crise da escravidão nos EUA.

Este é o último de quatro vídeos. A tese quer mostrar que esses países usaram laços comerciais para sustentar a política escravocrata, apesar de o século XIX ser marcado pela aspiração à liberdade. Neste vídeo, Rafael Marquesi , o orientador de Tâmis, professor do Departamento de História da USP, conta de que forma a tese inova: por ser um exercício de “História Total”
Reportagem: Silvana Salles. Edição: Alan Petrillo.

+ sobre o tema

Inscrições para o Enem 2012 começam nesta segunda-feira; veja o que muda na prova

O MEC (Ministério da Educação) anunciou oficialmente nesta quinta-feira...

Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa mostram evolução do alfabetismo funcional na última década

O percentual da população alfabetizada funcionalmente foi de 61%...

O calmo desespero das elites

Nas duas últimas semanas, dois acontecimentos, aparentemente isolados, interceptaram...

Cotistas têm nota de corte bem próxima da ampla concorrência

Levantamento feito com base nas inscrições do Sistema de...

para lembrar

13 de Maio – A Resistência

Os africanos escravizados no Brasil não demoraram muito para...

O destino dos negros após a Abolição, por Gilberto Maringoni

Morro da Favela (atual Providência), em 1927. Após a...

Imagens da Escravidão: Emancipação, inclusão e exclusão

por Lilia Schwarcz, Maria Helena Machado e Sergio Burgi O...

Sidney Chalhoub, em carta aberta a jovens: A “velha corrupção” no Brasil

A “Velha Corrupção” (carta aberta aos jovens sobre as...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Contar aquilo que deixaram de nos contar

Eu espero que este seja mais um entre inúmeros textos que tenham por objetivo repercutir o brilhantismo do recém-lançado Projeto Querino, uma das mais impressionantes...

Historiador desvenda origem de povo escravizado na mineração de ouro e diamante no Brasil

Um historiador brasileiro desvendou a origem histórica dos courás, um dos povos mais singulares e enigmáticos da escravidão. Também conhecidos como couranos, eles foram...
-+=