Política e afetividade: a importância das relações de irmandade na sobrevivência das mulheres negras – Por Raíssa Gomes

Existir coletivamente dentro de espaços políticos é uma necessidade dentro dos espaços de militância dos mais diversos segmentos. A máxima de que não se faz nada sozinho é verdadeira dentro dos espaços de luta social. No entanto, algumas separações entre o pessoal e o coletivo tornam difícil a coexistência da intimidade e a sororidade nas lutas. O pensamento liberal de que o “pessoal e profissional não se misturam” muitas vezes é realocado para os grupos de resistência, mas como podemos resistir enquanto grupo se não pudermos existir enquanto pessoas?

Se é verdadeiro que nada fazemos sós, qual é o papel dos grupos e coletivos na manutenção da existência saudável e verdadeira de suas/seus componentes? Penso que, se é necessário que se pense e atue em grupo para a existência dos coletivos, é também função coletiva apoiar, dar suporte e encorajamento às diversas necessidades pessoais apresentadas pelas pessoas que constroem e compõem essa coletividade. Vou me ater especificamente à necessidade de apoio afetivo nas relações de construção política entre mulheres negras.

O mundo todo passa, nos últimos anos, por discussões relacionadas à chamada humanização das relações. Isso passa pelo atendimento em Saúde, Educação, pelas relações de trabalho e tantas outras. Humanizar é, como o próprio nome diz, enxergar o paciente, cliente, colega de trabalho, estudante e professor como ser humano, carregado de todas as suas humanidades.

Como se humanizar e humanizar a outra coletivamente quando temos nossa humanidade negada e renegada diariamente pelo racismo e pelo sexismo? Mais do que um desafio, essa me parece uma necessidade premente para a nossa sobrevivência. Amar e enxergar como irmã e humana outra mulher negra é a corrida em busca da reconquista da nossa própria autoestima e amor.

O afeto e, principalmente, as relações de amizade não me parecem coisas postas e dadas a priori. Suavizar diante das demandas diárias, das lutas, dores e dissabores da existência enquanto mulher negra é necessário. Não como uma forma de entrar num mundo de Poliana que não nos coube nem cabe, mas como uma forma de construir uma outra realidade propositiva, positiva e plural, que tanto queremos e desejamos. Deste modo, existir enquanto grupo afetivo é resistir politicamente.

O aquilombamento de mulheres negras não é novidade. Desde que nos constituímos nas mais diversas sociedades, boa parte delas com atribuições definidas a partir do sexo feminino ou masculino, a união entre mulheres existe.

Como estamos ou não estamos transferindo essa prática para a realidade de agora? A partir de quais pressupostos? Ainda carregamos conosco o apreço pela existência plena e feliz das nossas companheiras de caminhada?

Sou feliz em dizer que ainda que sejamos poucas, espalhadas e muitas vezes não saibamos da existência de todas nós, de grão em grão, de espaço em espaço estamos caminhando na construção de uma coletividade feminina, negra e afetiva.

Meu agradecimento às Pretas Candangas, que me abrem, diariamente, a perspectiva de sermos mais por sermos juntas.

Ubuntu!

 

 

Fonte:Blogueiras Negras

+ sobre o tema

Cada vez mais capacitadas, auxiliares lutam contra o preconceito e cobrança diferenciada

Mais do que profissionais exemplares, elas precisam driblar o...

Novas edições reacendem polêmicas sobre Carolina Maria de Jesus

“São conhecidos os casos de Saramago, dos irmãos Campos,...

Jéssica Ellen, de ‘Totalmente demais’, fala de racismo: ‘Precisamos ser representados’.

Dandara dos Palmares lutou pela libertação dos negros no...

para lembrar

Proteção para mulheres vítimas de violência é lenta em BH

Pedidos de medidas protetivas passam de 6 mil este...

Ao sambódromo, sem silicone

No Rio, acaba de acontecer um fato surpreendente:...

Veríssimo explica por que não vota em Marina

Para o escritor Luis Fernando Verissimo, Marina Silva, candidata...

Acesso ao aborto no mundo: retrocessos na autodeterminação das mulheres

As forças conservadoras que saíram às ruas de Paris...
spot_imgspot_img

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, ONU defende investimento em mulheres negras como caminho para o progresso. A campanha "Investir...
-+=